A chegada do vírus influenza A H1N1 no Brasil era apenas questão de tempo, ou de investigar. Pormenores à parte, neste texto disponibilizo links para baixar no seu computador cartilhas com recomendações para profissionais de saúde, médicos, laboratórios de coleta de amostras e para a população. Saiba qual tipo de máscara é indicada para a equipe que lida com o paciente, qual tipo de material biológico deve ser coletado pelo laboratório clínico, notificações da equipe CCIH e como a população deve proceder em relação ao vírus influenza A H1N1.
A Associação Médica Brasileira – AMB elaborou cartilha para esclarecer profissionais médicos e população em geral, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a Sociedade Brasileira de Medicina dos Viajantes, a Associação Brasileira de Infecções Hospitalares e a Associação Pan-americana de Infectologia.
- Baixe aqui a cartilha de recomendações para classe médica e demais profissionais de saúde.
- Baixe aqui cartilha de recomendações para população em geral.
Outra recomendação útil é quanto a coleta de material biológico pelos laboratórios dos serviços de saúde para envio aos laboratórios de referência, neste caso o Instituto Adolfo Lutz, serviço de virologia.
- Baixe Protocolo (novo) Veja vídeo para coleta de amostras biológicas suspeitas de influenza A H1N1.
A leitura destas cartilhas informa condutas a serem tomadas por todos os profissionais de saúde, visando identificar suspeitos, restrições, notificações, confirmação diagnóstico e tratamento.
[Atualização] Veja também vídeo sobre o uso de EPIs.
Vídeo sobre Higienização das mãos