Que bom seria se antes de surgir os primeiros sintomas da temível pré-eclampsia que ocorre na gravidez, a mulher pudesse se precaver e a equipe médica atuar para evitar que ocorram problemas na gestação. Um exame estar disponível futuramente nos laboratórios de análises clínicas para detectar um possível risco de pré-eclampsia.
Pré-eclampsia ocorre em 5 a 6% das gestantes, uma condição potencialmente fatal, tipicamente representada por condições como pressão alta e altas taxas de proteína na urina da gestante. Além disso, o bebê sofre ao nascer antes do previsto e com problemas de saúde durante a vida.
Pesquisadores encontraram uma série de 45 compostos diferentes ligadas ao metabolismo nas mulheres que apresentaram o problema, a partir de um grupo destes compostos biológicos ou, neste caso, biomarcadores, poderiam identificar que a gestante estaria sob risco de desenvolver a patologia, mobilizando maiores cuidados para esta gestante e especialistas poderiam ser acionados para monitorar estes casos.
Entre estes biomarcadores foram selecionados 14 deles, aqueles que mais estavam presentes em quadros evidenciados de pré-eclampsia.
Depois de selecionado os biomarcadores, os estudos estão sendo feitos identificando estes compostos nas gestantes e criando estratégias químicas para identifica-los em teste laboratoriais.
Futuramente poderemos fazer no laboratório, junto com os outros exames de pré-natal, o teste do perfil para pré-eclampsia (PPE), uma prevenção a mais para a mulher e para o bebê.
—————–
Aproveito para convidar interessando neste assunto, conhecerem também no blog da @Leandra_Alum – Tecnologia da Informação e a Medicina, sobre a App da GRAVIDEZ para iphone um aplicativo para iPhone com ele gestantes controlam a gravidez, acompanham semana-a-semana, controle do ganho de peso, veja screamshots e mais detalhes no blog da Leandra, uma médica comentando sobre tecnologia na medicina.
—————–
Estamos mantendo parceria com a loja Atelier Dona Mix, e blog, contam com produtos para gestantes decorarem o quarto do bebê, além de peças para toda casa, realmente material muito bonito, vale a pena conhecer.