O exame glicose ou glicemia pós prandial serve para triar pacientes portadores de diabetes mellitus, para realizar o teste é necessário seguir algumas recomendações quanto a refeição e intervalo de tempo a ser respeitado antes do momento de retirar o sangue. Veja como proceder para fazer a coleta do material biológico para glicose pós prandial, valores alterados e normais.
A análise consiste em fazer uma coleta do sangue da pessoa a ser testada, 2 horas depois de ter feito uma refeição, que deve conter pelo menos 50 g de carboidratos. Lembrando que se o médico solicitou também glicose de jejum, esta coleta deve ser feita neste mesmo dia no período da manhã. E quanto a medicação de diabetes, se fizer uso, não é necessário interromper. Siga agora as recomendações para o teste de glicose pós prandial.
Como é realizado o exame glicose pós prandial
Preferencialmente o exame deve ser iniciado no almoço, quando começar ingerir a refeição deverá anotar o horário, se alimente normalmente com massas, arroz, feijão, e se for ingerir sobremesa, deve fazer imediatamente após terminar o almoço. A pessoa não deve ingerir bebidas alcoólicas em nenhum momento do teste.
Depois que terminar a refeição poderá ingerir apenas água até o momento da coleta do sangue, nada de café, refrigerantes ou sorvetes, e quando tiver passado 1 hora e 30 minutos deverá estar no laboratório, o ideal é realizar um repouso prévio de 30 minutos no local, completando o tempo de 2 horas após o almoço.
Quando atingir o tempo de 2 horas avise a equipe do laboratório para que seja realizada a coleta do sangue.
A coleta do sangue
Para realizar o teste de glicose pós prandial, no laboratório, a equipe de coleta coloca um torniquete no braço da pessoa e irá retirar uma amostra de sangue venoso que será encaminhada para análise. O resultado normalmente é liberado no mesmo dia.
Valores normais
O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl.
Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece um rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.
Nas pessoas com Diabetes mellitus tipo 2, ocorre um atraso da secreção de insulina, e desta forma a glicose pós prandial apresenta elevada.
É recomendado que a glicemia pós prandial em indivíduos com diabetes do tipo 2 fique abaixo de 180 mg/dl.
Leve seu resultado para o médico avaliar, e se for o caso, propor o melhor tratamento.