Para um controle eficiente do diabetes mellitus, qualquer medida que vise simplificar ou tornar a visualização do resultado de um teste mais clara é aconselhável, desta forma o paciente se torna mais interessado pelos seus exames e consequentemente se dedica a cuidar melhor de sua saúde. Veja como fazer a Glicose média estimada pela hemoglobina glicada A1C.
Um exame utilizado com frequência é a Hemoglobina glicada, usualmente expressa em termos percentuais é difícil de ser entendida pelos pacientes, mas um parâmetro tem simplificado esta relação com o teste, trata-se da Glicose Média Estimada – GME ou eAG deestimated average glucose, o valor é liberado no resultado em mg/dL, para facilitar o entendimento e a interpretação da hemoglobina glicada (A1C).
Exame hemoglobina glicada, A1C
Conforme já escrevemos aqui no blog em outro texto falando sobre a hemoglobina glicada ou A1c, ela reflete o controle glicêmico, nos últimos 3 meses especialmente nos últimos 30 dias.
O resultado da A1c é liberado em porcentagem, e se torna difícil para o paciente entender que um exame realizado uma vez possa estar mostrando que ele não foi fiel a uma dieta ao longo dos últimos 3 meses.
Além disso, não é um valor familiar para o paciente, por isso entendeu-se que era necessário demonstrar este valor da hemoglobina glicada em mg/dl, a GME.
Para chegar a este valor da Glicemia Média Estimada um grupo denominado ADAG estudou os valores que posteriormente foram validados pela ADA – American Diabetes Association e outros órgão internacionais ligados a questão do diabetes.
Como é a conta para saber Média Glicêmica Estimada GME
A conta matemática é a seguinte: [(28.7 X A1C)-46.7] um índice denominado Média Glicêmica Estimada GME que o laboratório libera impresso no resultado do exame que tem a A1c.
Desta forma, se torna mais fácil para o paciente entender seus exames já que esta fórmula converte o valor para (mg/dL).
Assim, o teste pode ser comparado com os resultados da glicemia realizada em algum laboratório ou com o aparelho de medição que ele tem em casa, e se envolve com afinco para o controle da doença.
Porém, a pessoa que usa o GME deve entender que ele reflete, assim como a hemoglobina glicada, uma média da glicose ao longo dos últimos 3 meses especialmente nos últimos 30 dias.
E diferente colher o sangue para exame de glicose e fazer o teste em casa ou no laboratório, este valor será a glicemia daquele exato momento.
Tabela com relação de valores A1c e GME
A tabela aqui apresentada mostra os valores de A1c e GME.
A tabela apresenta correlação entre níveis de A1c e Glicemia Média, em um nível de A1c de 7.5% corresponde a uma Glicemia Media Estimada (GEM) de 169 mg/dl. Durante os últimos três meses, teve uma média de glicemia de 169 mg/dl.
No site da sociedade Brasileira de Diabetes tem a calculadora que facilita o trabalho, poupando tempo.
Existe um App para iPhone que faz o cálculo da glicemia média, além de permitir registros da Glicemia, Pressão e outros.
É o http://www.idoutor.com.br