Uma dúvida que muitas vezes ocorre, diz respeito ao uso do fraco de coleta de material, também conhecido como pote de coleta ou coletor universal, perguntam: Caso o laboratório não disponibilize o frasco, ou tenha esquecido de pegar, pode usar algum recipiente que tenha em casa, depois de lavar poderia ser usado ou o correto é usar um novo, adquirido na farmácia.
O frasco para coleta de amostra biológica, normalmente de material plástico, estéril ou não, concebido para facilitar a coleta e o transporte de amostras biológicas para realizar exames laboratoriais, colabora para conservar as características desta amostra, podemos encontrar para adquirir em farmácias, com volumes de 50 ml ou maiores.
Como proceder para coleta de material biológico que necessite de frasco coletor
Para coleta de materiais biológicos como fezes, urina, escarro, o ideal é que solicitemos, junto ao laboratório que irá realizar o teste, frasco de coleta, caso a amostra necessite ser encaminhada para cultura é correto o uso de recipiente estéril. Se o laboratório não oferecer o pote de coleta, poderá ser adquirido na farmácia.
Tipos de coletores para materiais biológicos
Normalmente o laboratório que fará o exame disponibiliza o material para coleta, mas se for necessário adquirir em uma farmácia, o mais usado para fezes e urina é o pote coletor universal de 50, 80 e 100ml, que custa por volta de R$0,50 a 1,00, veja aqui sobre a coleta de urina, e coleta de fezes.
Algumas opções existentes no mercado podem ser muito úteis para coleta, um deles, o colOff, um saco plástico adaptado no assento do vaso sanitário, facilita a coleta para exames como, parasitológico de fezes, sangue oculto nas fezes, exame EAS de urina e cultura, teste de gravidez na urina, além de outros.
Existe também o coletor plástico de urina infantil, para facilitar a coleta dos pequenos. Além do coletor de fezes que é útil quando o médico solicita 2 ou 3 amostras.
Estes são os produtos ideais para coleta de fezes, urina, escarro e outros materiais biológicos, o uso de potes reutilizados existentes em casa, mesmo lavados e fervidos, não são indicados, pois poderá causar transtornos na retirada do material para proceder a análise, ou que não estejam totalmente limpos, causando contaminação na amostra, levando a resultados incorretos, além de existir risco de quebrar caso seja de vidro ou mesmo derramar.