Sobre as plaquetas já escrevi aqui no blog várias vezes, hoje é para mostrar a imagem vencedora de um concurso realizado na universidade de Birmigham, as fotos que participam deste concurso são provenientes de pesquisas científicas, e ocorre todos ano, com a intenção de mostrar a importância das pesquisas relacionadas ao coração, das quais podem surgir tratamentos para várias doenças cardiovasculares. Faz parte de uma campanha para angariar fundos para novas pesquisas.
Steve Thomas, ao pesquisar fez uma foto de uma plaqueta germinada a partir da superfície da medula óssea, os pontos de luz são manchas fluorescentes, reação de um corante com uma proteína na célula.
Conhecer mais sobre as plaquetas, sua formação, desenvolvimento e modo que atuam durante a formação dos coágulos sanguíneos é fundamental para esclarecer os motivos de sua participação neste fenômeno que pode levar a reparações da parede dos vasos sanguíneos ou até formação de trombos que pode levar a complicações cardiovasculares.
Estudos sobre as plaquetas são caminhos para desenvolver medicamentos que atuem em condições como taque cardíaco, acidente vascular cerebral e hemorragias.
A coloração usada para visualizar a formação da plaqueta, oferece uma imagem diferente e pode proporcionar descobertas importantes.
Outras fotos finalistas:
Um macrófago (esq.) célula do sangue, e a endotelina (dir.), que influencia no calibre dos vasos sanguíneos.