Que os dispositivos móveis wireless de saúde devem fazer parte de nossas vidas brevemente, não temos dúvidas, alias muitos deles já estão fazendo parte do cotidiano de muitos pacientes fora do Brasil, mas também aqui o movimento começou. O FDA está lapidando as regras para o mercado. Analisando por este prisma é de se esperar que novas tecnologias sejam incorporadas a esta tendência para melhorar ainda mais a vida das pessoas. A ford, que fabrica e distribui automóveis em seis continentes, com mais de 70 fábricas, possui em algumas linhas de carros o sistema SYNC que permite conexão com os mais modernos equipamentos móveis, e que poderá em breve se conectar também a dispositivos médicos, como medidor de glicose, sistemas de controle de alergias na web e avalia também a possibilidade de conexão a dispositivos cardíacos.
Ano passado o Merigo noticiou que a Ford Com Ford Sync você pode ouvir Pandora, usar o Twitter (e quem sabe um dia jogar FarmVille) dentro do carro, não veio FarmVille mas seus carros devem ser equipados com sistema que irá monitorar a saúde de seus proprietários, os aspectos a serem acompanhados inicialmente devem ser a glicose (diabetes), asma, alergia e estuda também acompanhamento do coração do motorista.
Aproveitando Ford SYNC ®, os pesquisadores da empresa desenvolveram dispositivos de conectividade com aparelhos medidores de glicose com capacidade de monitoramento de alergia baseados em localização e relatórios de pólen e controlado por voz, serviços de gerenciamento baseado em nuvem da saúde.
Queremos ampliar o paradigma, transformando o SYNC em uma ferramenta que pode ajudar a melhorar a vida das pessoas, bem como a experiência de condução”, disse Paul Mascarenhas, diretor de tecnologia e vice-presidente da Ford Investigação e Inovação.
Para criar funções relevantes no automóvel e serviços para aqueles quem vivem com doenças como diabetes, asma e alergias, uma equipe de pessoas da empresa está trabalhando com especialistas nessas áreas, incluindo fabricantes de dispositivos médicos, prestadores de serviços de saúde e de gestão baseada na Web de serviços médicos de alerta.
Não pretendem criar soluções médicas, mas interpretar os dados oferecidos pelos especialistas, para trabalhar com eles e desenvolver sistemas inteligentes para os veículos da marca Ford usando o poder de SYNC, criando também alertas alternativos para os proprietários destes carros.
Pessoas com diabetes o conhecimento e controlo permanente dos níveis de glicose é fundamental para evitar a hipoglicemia (baixos de glicose), que pode causar confusão, tontura, visão embaçada e uma série de outros sintomas que poderiam ser perigosos durante a condução, bem como, pessoas com asma e alergias precisa ter uma clara compreensão do seu ambiente que desencadeie os sintomas da doença – tais como os níveis de pólen no ar – que pode levar rapidamente a um ataque.
Conectividade via Bluetooth, serviços baseados em nuvem e aplicativos para comando de voz, montam o tripé sobre o qual a empresa pretende trabalhar para desenvolver seus serviços que serão incorporados nos carros inteligentes do futuro.
Várias empresas de tecnologia da saúde móvel estão participando deste trabalho desenvolvido pela Ford, com um mercado que deseja e espera estas inovações, por fome tecnológica ou por necessidade, o sucesso neste empreendimento deve vir, claro que a questão financeira deve pesar, afinal o preço final de um carro com todas estas novidades não deve custar barato, mas um DVD custava quase dois mil reais e hoje pode ser encontrado por menos de 100 reais, esperemos e todos teremos acesso a estas tecnologias.