Laboratórioteste rápidoFood Detective, virou febre, um teste rápido que detecta...

Food Detective, virou febre, um teste rápido que detecta intolerância aos alimentos, saiba onde comprar e preço

O Food Detective é o que podemos chamar de exame da moda, virou febre. Este exame está fazendo a cabeça de muitas mulheres que buscam a dieta padronizada perfeita, ele detecta, por meio de um teste relativamente simples, rápido, que pode ser feito em casa, uma gama de alimentos que devem ser retirados da alimentação ou usados com moderação. Identifica intolerância alimentar, o resultado colabora para que nutricionistas criem um plano alimentar individualizado.

O exame também vem sendo muito requisitado também para pessoas que vão iniciar a dieta detox, outra febre do momento.

Se você está com vermelhidão na pele ou diarreia, após comer certos alimentos, ou cansado em determinados momentos do dia, isso pode ser indícios de intolerância alimentar, para descobrir se realmente é este o problema, basta testar, o resultado da avaliação diagnóstica alimentar sai em apenas 40 minutos.

A intolerância alimentar pode produzir uma variedade de sintomas e pode afetar quase qualquer órgão. Pacientes relatam sintomas como dor intestinal, dores de cabeça e erupções na pele, os mais comuns incluem: Ansiedade, transtorno de déficit de atenção, dores de cabeça, constipação, diarreia, insônia, retenção de água, artrite, fibromialgia, asma, distensão abdominal, síndrome de fadiga crônica, depressão, gastrite, doença inflamatória intestinal, comichão na pele, problemas de controle de peso, hiperatividade e síndrome do intestino irritável.

Já a alergia alimentar clássica, como aquela provocada por amendoim ou alergia a frutos do mar é geralmente caracterizado por uma reação imediata e, muitas vezes grave a exposição ao alimento agressor.

O método proposto por Cambridge Nutritional Sciences Ltd, avalia 59 alimentos que estão mais presentes na rotina diária, uma quantidade considerável de produtos são analisados no exame.

Uma gota grande de sangue é suficiente para realizar o teste. No próprio kit vem uma lanceta para que seja feito um furo no dedo e após uma massagem carreando sangue até formar uma gota, suficiente para encher um microtubo, e este será usado no teste. É uma super gota para encher este capilar.

Os anticorpos

Um anticorpo é uma proteína especializada produzida pelo sistema imunitário do corpo, quando os corpos estranhos (tais como vírus, bactérias e toxinas) entram no corpo.

Anticorpos IgE são um tipo de anticorpo principalmente encontrado na pele, nariz, revestimento das vias aéreas ou pulmões, e são geralmente produzidos em alergias clássicas. Os anticorpos IgG são o tipo de anticorpos que o teste detecta, para intolerâncias alimentares. Foi demonstrado por diversos estudos, que, se os alimentos que produzem níveis elevados de IgG são eliminados da dieta, os sintomas de intolerância alimentar pode ser reduzido.

Captura de tela 2014-08-12 23.05.56O teste Food Detective é um teste rápido que tem a capacidade de detectar anticorpos IgG específicos de alimentos, detectando estes anticorpos IgG de determinado alimento, pode indicar a presença de várias condições, tais como intolerância alimentar, síndrome do intestino irritável, eczema e artrite. Uma vez identificados, os alimentos causadores da alteração podem ser retirados da dieta.

Comentário de uma pessoa que usou o kit: “Pessoalmente, me sinto melhor por não comer os alimentos indicados pelo teste. Meus resultados dos testes mostram que não deve consumir grandes quantidades de leite, ovos e todos os grãos. Um mês e meio atrás eu comecei a cortar produtos lácteos e glúten e me senti melhor. Este teste me ajudou a perceber que eu deveria cortar mais alimentos. Eu não estou dizendo que este teste é uma cura para tudo, mas eu definitivamente sinto que me ajudou a chegar no caminho certo para melhorar a minha saúde em geral”.

Veja aqui quais alimentos podem ser detectados como sendo causadores de problemas alimentares.

  • Cereais: milho, trigo duro, glúten, aveia, arroz, centeio, trigo.
  • Nuts & Beans – amêndoa, castanha do Brasil, castanha de caju, cacau feijão, amendoim, leguminosas Mix (ervilha, lentilha, Feijão), grão de soja, noz.
  • Carnes – carne, frango, cordeiro, carne de porco.
  • Peixes – Peixes de Água Doce Mix (salmão, truta), Marisco Mix (camarão, caranguejo, lagosta, mexilhão), Atum, Peixe Branco Mix (haddock, bacalhau, solha).
  • Vegetais – brócolis, repolho, cenoura, aipo, pepino, alho-porro, pimentas (vermelho, verde, amarelo), batata.
  • Frutas – maçã, groselha, uva, melão Mix (melão, melancia), oliveiras, laranjeiras e limão, morango, tomate.
  • Outros – Ovo (inteiro), Cow`s leite, alho, gengibre, cogumelo, chá, de fermento.

Como é feito o teste

O teste usa uma metodologia, a Enzyme-Linked Immunosorbent Assay (ELISA), que é aplicada rotineiramente em laboratórios de referência para outras provas de detecção de anticorpos, como, HIV, hepatite e doenças mais infecciosas.

Para obter um resultado de teste confiável o método precisa ser seguido exatamente conforme recomenda a bula, se etapas forem puladas ou trocadas, certamente o resultado não será o correto. Conforme pode ser verificado no vídeo, o teste não é simples de ser realizado, pois tem várias etapas a serem seguidas. Por isso, eu não recomendo fazer o teste em casa, prefira fazer em uma clínica ou mesmo em um laboratório especializado.

Cada kit de análise vem com uma placa funda na qual esta fixado em pontos marcados com extratos de proteínas dos alimentos, após retirar a placa e adicionar uma gota de sangue que é misturado a um reagente, feito isso é feita uma série de “lavação” e inserção de enzimas, é identificado a presença de anticorpos de alimentos através do aparecimento de uma ou mais manchas azuis sobre a bandeja.

Após a realização do exame, se algum alimento for detectado como positivo, para qualquer um dos grupos de alimentos no teste, o ideal é consultar sempre um nutricionista para que ele faça uma análise do seu caso e assim possa propor a melhor maneira de agir neste caso, mas muitas vezes o simples ato de afastar este alimento da dieta pode mudar completamente a sua vida, para melhor.

Resultado do teste

Profundos pontos azuis indicam fortes reações positivas e manchas mais claras indicam reações leves. Se não houver nenhuma cor então isso indica um resultado negativo.

Em alguns casos os sintomas que certos alimentos causam a saúde surgem horas ou dias depois que a pessoa ingeriu o produtos, desta forma fica difícil identificar qual alimento é o verdadeiro causador, o kit foi pensado nesta realidade.

É importante lembrar que este teste não identifica alergias alimentares mediadas por IgE clássicos.

Onde comprar e preço

O teste é oriundo de Cambridge, na Inglaterra, aqui no Brasil clínicas e laboratórios oferecem o teste, principalmente clínicas de acompanhamento nutricional disponibilizam o exame, em São Paulo a Clínica Andrezza Botelho, clínica Patrícia davidson no Rio de Janeiro, em Curitiba, o Laboratório de Análises Clínicas Lanac, o preço está geralmente entre R$ 600,00 a R$ 700,00.

Uma informação que pode ser útil para pessoas que tem planos de saúde, não espere que eles cubram a realização do exame.

Outra coisa que me perguntaram, se este kit pode fazer o teste de mais de uma pessoa, a resposta é não, o kit é para um único teste.

Você está disposto a realizar o teste? Até mais.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

10 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

10 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

10
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x