Fazer exercício físico é sempre bom, diminui o percentual de gordura, controla os níveis de colesterol e a diabetes, pode também ser interessante e trazer benefícios para quem tem problemas de artrite, e demais condições que afetem músculos e esqueleto, indica pesquisa.
Estudo realizado no Hospital Special Surgery (HSS) verificou que os adultos mais velhos sentiram menos dor, redução da rigidez e menos fadiga após participar de um programa de exercícios de base hospitalar. O fortalecimento dos músculos por meio dos exercícios, em torno de uma articulação com artrite se mostrou eficaz para retardar a progressão da osteoartrite e reduzir a dor, disse Linda Russell, MD, reumatologista, uma das coordenadoras do estudo.
Aplicaram exercícios diferentes como yoga, pilates, combinação de yoga e pilates e outros.
A maioria dos participantes no programa de exercício tinham idade de 75 anos ou mais. 36% foram de 75 a 84 anos; 31,2% eram mais de 85 anos de idade; 24,8% eram de 65 anos a 84; e 8% tinham menos de 65. Noventa e dois por cento eram mulheres.
A maioria dos participantes indicaram uma redução na rigidez e disseram que sentiram o seu equilíbrio melhor.
Os resultados da pesquisa indicam que o programas de exercício do hospital teve impacto positivo sobre a saúde do músculo e esqueleto dos participantes.