A disfunção erétil ainda é um tabu entre os homens. Ninguém gosta de comentar sobre o assunto. Mas o fato é que, chega um momento da vida com o envelhecimento, um grande número de homens acabam sofrendo com disfunção erétil. A partir dos 30 anos, o número de homens que têm ereções insatisfatórias ou nenhuma tem aumentado e no grupo acima de 60 anos de idade, mais da metade de todos os homens têm sido afetados pela disfunção erétil, o estresse também contribui. Mas homens que praticam exercícios têm melhor ereção e função sexual, independentemente de raça, de acordo com um estudo recente.
Avaliações anteriores já mostravam que exercícios são bons para a saúde sexual dos homens, mas apontavam também que em algumas raças os efeitos não eram evidentes. Entretanto, neste último estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, independentemente de raça, os benefícios ao praticar exercícios regularmente para a saúde sexual, são para todos os homens.
“Este estudo é o primeiro a vincular os benefícios do exercício em relação à melhoria da função erétil e sexual em um grupo racialmente diversificado de pacientes”.
Exercícios aumentam a libido, ativa melhores e mais duradouras ereções, desenvolve produção de um volume de esperma maior e de melhor qualidade.
Cerca de 300 participantes do estudo relataram seus níveis de atividade, então, foram classificados como sedentários, moderadamente ativos, ou muito ativos, também relataram suas funções sexuais, incluindo a capacidade de ter ereções, orgasmos, a qualidade e frequência das ereções e função sexual em geral.
Tiveram índices mais altos de função sexual, independentemente da raça, aqueles que praticavam exercícios por total de tempo e intensidade maior.
Em contraste, os homens de qualquer etnia que se exercitaram menos relataram níveis menores de função sexual. Outros contribuidores para a função sexual baixa, incluí, diabetes, idade avançada, tabagismo passado ou atual e doença arterial coronariana.
Portanto, para desfrutar de uma boa qualidade de vida sexual, homens de qualquer raça, precisam fazer exercícios regularmente, aliado a consultas frequentes com um urologista, alcançam uma vida sexualmente ativa por muito mais tempo.