LaboratórioExames - Como saber se uma pessoa fez uso...

Exames – Como saber se uma pessoa fez uso de drogas de abuso

Neste texto explico quais os métodos e como são encontrados nos materiais biológicos, urina e cabelo de pessoas que usaram algum tipo de droga, resquícios destas substâncias ilícitas, cocaína, por exemplo.

Usado no esporte para detectar presença de substâncias não permitidas, processos de justiça, e em outros casos, os exames para pesquisa de drogas de abuso estão cada vez mais freqüentes, por isso resolvi reunir informações sobre este tema e repassar a todos os leitores.

A cocaína, uma droga de abuso, é um alcalóide estimulante do sistema nervoso central, e no que tange a identificação no organismo, é importante saber primeiro que ao ser absorvida a droga terá uma meia vida plasmática de 5 horas, independente de como foi administrada.

O fígado metaboliza a cocaína, apenas 1% será liberada na urina de forma inalterada, sendo que o principal produto deste metabolismo é a benzoilecgonina (40%).

O exame de triagem realizado por imunoensaio enzimático detecta na urina a benzoilecgonina 4 horas após o uso, podendo ser detectada até 5 dias depois. Já exames confirmatórios como HPLC e GC/MS separam e identificam cada metabólito proveniente da degradação da cocaína. A análise no sangue não é muito usada porque a presença destas substâncias na corrente circulatória é muito curta, inviabilizando o uso deste material biológico.

O material mais usado para análise é a urina, laboratórios exigem que a urina seja coletada no próprio local e a coleta deverá ser acompanhada por um profissional.

Este exame é também conhecido como pesquisa de drogas de abuso – cocaína, crack, COC. O Journal of the American Medical Association´s Council on Scientific Affairs, 1987, pp. 3, 112, adota um tempo aproximado de detecção de cada substância ao examinar a urina.
Substância – Na urina

  • Álcool – 6 a 24 h
  • Anfetaminas – 1 a 4 dias
  • Barbitúricos – 1 a 21 dias
  • Benzodiazepinas – 1 a 42 dias
  • Cannabis (uso esporádico – até 4 vezes semana) – 48 a 72 h
  • Cannabis (consumo habitual/diário) – Mais 12 semanas
  • Cocaína – 4 a 5 dias
  • Codeína/Morfina – 2 a 4 dias
  • Cogumelos – 1 a 3 dias
  • Ecstasy – 1 a 3 dias; 3 a 5 dias (consumo habitual)
  • GHB – 12 a 24 h
  • Heroína – 1 a 4 dias
  • LSD – 24 a 72 h
  • Ketamina – 2 a 4 dias

No caso de menor de idade é necessária a assinatura do menor e do responsável.

O resultado está relacionado ao nível de decisão – 300 NANOG/ML, sendo que este nível de decisão é o valor recomendado cientificamente e legalmente pelo Substance Abuse And Mental Health Service Administration (SAMHSA – 1998).

O teste confirmatório é realizado por cromatografia de gases/ espectometria de massa, e deverá ser colhido 20 ml de urina recente para ser analisada.

Outro exame que poderá ser realizado é a análise do cabelo, isso mesmo, o cabelo é fonte de detecção de cocaína, maconha, apiáceos, fenciclidina e anfetaminas. O método usado é o radioimunoensaio. Por este método o material poderá ser detectado no cabelo depois de 5 a 7 dias do consumo e continuará presente e detectável por até 60 dias.

A coleta por este método poderá ser agendada no laboratório e o prazo para entrega do resultado é por volta de 90 dias.

Os valores destes exames variam muito de um laboratório para outro, sendo que o teste de triagem é mais barato e o teste de detecção no cabelo, por ser uma análise mais minuciosa o valor é maior.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

93 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

93 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Preço de exames – Laboratório popular, uma tendência

Alguns laboratórios estão oferecendo exames laboratoriais por preços menores, para pessoas...

Alfa fetoproteína AFP – Preparo para o exame e valores alterados

Na consulta com seu médico ele poderá solicitar um...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

93
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x