Em outros textos aqui no blog comento sobre exames para detecção de drogas de abuso, testes toxicológicos no cabelo ou urina para descobrir se a pessoa usou ou não drogas, aplicado geralmente a aspirantes a vagas nas forças armadas e outras instituições, ao ainda quando os pais estão suspeitando que seus filhos estejam fazendo uso destas substâncias ilícitas. A postura frequente do usuário é a negativa sobre o uso no momento da coleta do exame.
Adolescentes podem negar o uso de drogas como cocaína ou crack – mesmo em face de um iminente teste de drogas positivo, disseram pesquisadores de hospitais de Detroit e Michigan, mesmo aqueles adolescentes que sabiam que um teste de análise de cabelo seria positivo para cocaína ainda não admitiria isso voluntariamente com antecedência.
Outro ponto que foi abordado nas pesquisas diz respeito aos pais, também tendem a dar respostas negativas mesmo sabendo que o filho faz uso de drogas e provavelmente o resultado do exame do cabelo dará positivo.
Claro, uma das explicações para uma acentuada taxa de negativa por adolescentes é que eles se sentem mais ameaçados pelo potencial de exposição, o que também pode ser considerado no caso dos pais, e evidentemente da proteção normal que eles dedicam aos filhos.