Um exame solicitado com frequência é a pesquisa de anticorpos ou fator antinuclear, mais conhecido como FAN ou ANA, basicamente o teste serve para auxiliar o diagnóstico de doenças reumáticas auto-imunes, o médico vai pedir um painel deste teste se tiver sinais de doenças, como o lúpus, esclerodermia, ou artrite reumatóide. Veja aqui como é a coleta do sangue para realizar o FAN, e a importância de informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que estiver tomando.
Se o seu médico solicitou o exame FAN, você deve ligar ou se dirigir até um laboratório de análise clínicas de sua confiança e marcar o dia para a coleta do sangue, este exame não requer um jejum obrigatório, mas é aconselhável que fique pelo menos 4 horas em jejum antes da coleta. A hemólise, que falamos aqui, pode interferir no resultado.
Algumas drogas também podem interferir na análise induzindo na formação de anticorpos anti-nucleares e síndrome semelhante ao lúpus eritematoso, é importante informar o seu médico sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que está a tomar, como procainamida, hidralazina, anticonvulsivantes, alfa metil dopa e penicilinas.
O teste é realizado no laboratório por meio de técnica IFI imunofluorescência indireta, utilizando, como substrato da reação, células HEp-2. E o valor de referência do teste é não reagente ou negativo.
Caso o resultado seja positivo, isso não significa necessariamente um diagnóstico de doença, principalmente se os títulos derem baixos < 1:80, mas também resultados negativos não garantem que esteja tudo normal.
Apesar de não diagnosticar uma doença específica, algumas doenças estão associadas com um teste FAN positivo. Esses incluem:
- Lúpus eritematoso sistémico
- Artrite reumatóide
- Doença hepática crônica
- Doença do colágeno
- Síndrome de Sjögren
- Doença da tiróide
- Esclerodermia
Além do resultado do teste, o médico vai analisar a história do paciente, o quadro clínico, exame físico, e outros testes laboratoriais buscando encontrar o diagnóstico correto.