Exames de sangueExame Epstein Barr IgG e IgM, o EBV causa...

Exame Epstein Barr IgG e IgM, o EBV causa mononucleose infecciosa – Como fazer o teste, resultado normal e alterado

Vamos abordar hoje sobre o exame Epstein-Barr, anticorpos IgG e IgM, o vírus Epstein-Barr também conhecido por EBV, é especialmente importante pois ele é o principal agente da doença mononucleose infecciosa, ou simplesmente “mono”, a doença do beijo, durante a manifestação clínica podem ocorrer complicações, havendo comprometimento do fígado, sistema nervoso central e baço, além disso está relacionado com desordens mieloproliferativas e linfomas. Vamos ver como é o preparo e a coleta do sangue quando seu médico solicita este exame em suspeitas da doença mononucleose ou acompanhamento de algum caso positivo, e também os valores normais e alterados para o teste.

O vírus Epstein Barr é o principal agente da Mononucleose Infecciosa. Transmitido principalmente por via oral. Durante a infância, a infecção primária em geral é assintomática, já na adolescência e na idade adulta, contrai-se, em geral, uma mononucleose infecciosa sintomática. 50% das crianças são infectadas por EBV antes dos 5 anos de idade, e até 95% da população adulta é infectada. A maioria das pessoas foi exposta ao vírus ainda quando criança, adquirindo imunidade.

Epstein Barr – Anticorpos IgG e IgM – coleta do sangue e entrega do resultado

Para realizar o exame de sangue Epstein-Barr ou EBV não é necessário fazer jejum. A coleta do sangue deve ser feita preferencialmente na parte da manhã. Normalmente os laboratórios realizam este teste diariamente, e entregam o resultado no dia seguinte à coleta, apenas algumas instituições encaminham o material para laboratórios de apoio, se for este o caso, o laudo demora um pouco mais para ser entregue, por volta de 4 a 6 dias.

Aqui relatei um caso de mononucleose infecciosa, acompanhe os valores dos exames e o quadro clínico.

Valores de referência para o exame Epstein Barr – Anticorpos IgG e IgM

Pelo método de Quimioluminescência temos os seguintes valores de referência para Epstein Barr – Anticorpos IgG: Não reagente quando inferior a 0,75 UI/mL. Valor indeterminado: 0,75 a 1,00 UI/mL. É reagente quando superior ou igual a 1,00 UI/mL.

Para Epstein Barr – Anticorpos IgM: Não reagente quando inferior a 0,50 UI/mL. Valor indeterminado: 0,50 a 1,00 UI/mL. É reagente ou positivo quando superior ou igual a 1,00 UI/mL.

Um resultado IgM positivo indica infecção recente. Um resultado negativo, porém, não exclui uma infecção aguda.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x