Exame Epstein Barr IgG e IgM, o EBV causa mononucleose infecciosa – Como fazer o teste, resultado normal e alterado

Exames de sangueExame Epstein Barr IgG e IgM, o EBV causa mononucleose infecciosa - Como fazer o teste, resultado normal e alterado

Vamos abordar hoje sobre o exame Epstein-Barr, anticorpos IgG e IgM, o vírus Epstein-Barr também conhecido por EBV, é especialmente importante pois ele é o principal agente da doença mononucleose infecciosa, ou simplesmente “mono”, a doença do beijo, durante a manifestação clínica podem ocorrer complicações, havendo comprometimento do fígado, sistema nervoso central e baço, além disso está relacionado com desordens mieloproliferativas e linfomas. Vamos ver como é o preparo e a coleta do sangue quando seu médico solicita este exame em suspeitas da doença mononucleose ou acompanhamento de algum caso positivo, e também os valores normais e alterados para o teste.

O vírus Epstein Barr é o principal agente da Mononucleose Infecciosa. Transmitido principalmente por via oral. Durante a infância, a infecção primária em geral é assintomática, já na adolescência e na idade adulta, contrai-se, em geral, uma mononucleose infecciosa sintomática. 50% das crianças são infectadas por EBV antes dos 5 anos de idade, e até 95% da população adulta é infectada. A maioria das pessoas foi exposta ao vírus ainda quando criança, adquirindo imunidade.

Epstein Barr – Anticorpos IgG e IgM – coleta do sangue e entrega do resultado

Para realizar o exame de sangue Epstein-Barr ou EBV não é necessário fazer jejum. A coleta do sangue deve ser feita preferencialmente na parte da manhã. Normalmente os laboratórios realizam este teste diariamente, e entregam o resultado no dia seguinte à coleta, apenas algumas instituições encaminham o material para laboratórios de apoio, se for este o caso, o laudo demora um pouco mais para ser entregue, por volta de 4 a 6 dias.

Aqui relatei um caso de mononucleose infecciosa, acompanhe os valores dos exames e o quadro clínico.

Valores de referência para o exame Epstein Barr – Anticorpos IgG e IgM

Pelo método de Quimioluminescência temos os seguintes valores de referência para Epstein Barr – Anticorpos IgG: Não reagente quando inferior a 0,75 UI/mL. Valor indeterminado: 0,75 a 1,00 UI/mL. É reagente quando superior ou igual a 1,00 UI/mL.

Para Epstein Barr – Anticorpos IgM: Não reagente quando inferior a 0,50 UI/mL. Valor indeterminado: 0,50 a 1,00 UI/mL. É reagente ou positivo quando superior ou igual a 1,00 UI/mL.

Um resultado IgM positivo indica infecção recente. Um resultado negativo, porém, não exclui uma infecção aguda.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Boa noite.
Considerando o valor de referência de IGG maior que 1 para reagencia, um valor de 48.45 de IGg

Most Popular Articles

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x