×

Atualmente o método usado para diagnóstico de depressão é muito subjetivo. Por mais que exista parâmetros, ele se baseia na capacidade do paciente para relatar seus sintomas, na maioria das vezes nada colaborativo, e da capacidade e treinamento do médico para interpretá-los.

O teste representa o primeiro passo para identificar os subtipos de depressão. Ele distingue entre adolescentes com depressão mais fortes, Transtorno Depressivo Maior TDM,  e aqueles com depressão mais leves. Uma evidência de que é possível diagnosticar subtipos de depressão por meio de exame de sangue.

Em um estudo piloto de 28 adolescentes, os cientistas mostraram que a depressão na adolescência pode ser diagnosticada através de um painel de 11 marcadores genéticos, de acordo com um relatório publicado na revista Translational Psiquiatria.

“Estes 11 genes são, provavelmente, a ponta do iceberg porque a depressão é uma doença complexa”, disse Eva Redei professora de psiquiatria e ciências comportamentais da Universidade Northwestern Feinberg School of Medicine e principal investigadora do estudo. “Mas é uma entrada em um fenômeno muito maior do que tem de ser explorado. Indica claramente que podemos diagnosticar a partir de sangue e criar um teste de sangue para diagnóstico de depressão. “

Apesar das implicações das manchetes da mídia, um exame de sangue para diagnosticar a depressão em adolescentes não está pronto para uso na prática clínica. Este tipo de teste só ficará disponível se estudos maiores mostrarem que é eficaz em um grupo diversificado de pacientes, e se demonstrarem valor adicional ao lado de métodos tradicionais de diagnóstico.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x