Quantos anos tem? Qual é o grau de envelhecimento de um organismo depois de anos fumando e do sedentarismo?
Um estudo realizado por uma equipe de cientistas da universidade da Carolina do Norte demonstrou que a proteína p16, presente nas células de defesa linfócitos T pode ser um exame para avaliar a idade molecular ou orgânica. A proteína p16INK4a normalmente aumenta com o passar dos anos, conforme avança a idade cronológica, mas apresenta um diferencial importante que poderá se explorado, apresenta maiores aumentos quando a pessoa fuma ou não pratica atividades esportivas.
O estilo de vida influencia no resultado final do exame da p16, podendo ser utilizado para avaliar a ação real de medicamentos, alimentos e outros produtos que prometem combater radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
Depois de anos fumando e tendo uma vida extremamente sedentária é possível avaliar qual o real impacto que estas ações trazem ao organismo dos pacientes fazendo exame sanguíneo para averiguar a concentração da p16, penso que poderia desenvolver um esquema de tratamento, de “recuperação”, mais ou menos radical para cada caso.
Por enquanto as relações que são colocadas entre idade, envelhecimento, vida sedentária e aumento da p16 é apenas fruto de estudos iniciais que requerem novas investigações, mas o futuro desta análise é promissor.