O exame CA 125 é útil para realizar monitoramento de câncer ginecológico e para avaliação de processos metastáticos que não tenham origem definida. Em 80% dos pacientes com carcinoma ovariano observamos elevações nos níveis séricos de CA 125. Veja também como é a coleta do sangue para este exame, o valor de referência e o preço que geralmente é cobrado nos laboratórios particulares.
O antígeno CA-125 (CA-125) é uma proteína presente na superfície de células de câncer do ovário. Ela é produzida por determinadas células do corpo, incluindo tubos uterinos, útero, cérvix e o revestimento de cavidades torácica e abdominal. Resultados com valores elevados de CA-125 geralmente são encontrados no câncer do ovário. Mas atenção, em outras condições não cancerosas também podemos encontrar valores aumentados. O teste de CA-125 é frequentemente solicitados para monitorizar a progressão do câncer do ovário.
Após o tratamento de câncer de ovário, o teste de CA-125 é usado por vários anos para garantir o sucesso do tratamento.
O exame de sangue CA-125 é usado para medir a quantidade de proteína de CA-125 na corrente sanguínea. Medição realizada no laboratório o teste de CA-125 é útil para controlar a resposta ao tratamento para o câncer de ovário. Ele não é usado especificamente para detectar o câncer de ovário, porque pode aparecer em níveis elevados também durante a gravidez, infecções pélvicas, ou mesmo durante a menstruação normal.
Em torno de 1% da população geral e por volta de 6% dos indivíduos com patologias benignas, podem apresentar discretas elevações de CA 125.
Para a realização deste exame não é necessário fazer jejum antes da coleta do sangue. O sangue será coletado da veia do braço e o laboratório geralmente entrega o resultado no dia seguinte. O valor cobrado pelos laboratórios particulares para realização do exame fica em torno de R$25,00 a 50,00, variando de uma região para outra. Outros líquidos corpóreos também podem ser usados para realizar este tipo de teste.
Um valor normal, sem alteração, o resultado do exame será inferior a 35,0 U/mL.
Portanto, elevados níveis de CA-125 não necessariamente confirmam a presença de cancro do ovário ou qualquer outro tipo de cancro. Níveis de CA-125 pode ser elevado devido a uma série de questões de saúde reprodutiva. Os pacientes devem discutir os resultados com seu médico para determinar se é necessário testes adicionais.