Os pacientes podem em breve ter acesso direto aos seus resultados de testes de laboratório, se uma mudança da regra proposta pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA for aprovada. De acordo com HHS, a nova lei iria expandir a capacidade dos doentes para ver as suas informações sobre saúde e resultados de exames laboratoriais através do uso de tecnologia de informação, com isso as pessoas se envolvem e se dedicam mais aos cuidados com sua saúde.
Desde 2009 o governo americano vem incentivando médicos e hospitais manterem sistemas de registros eletrônico com o objetivo de que os pacientes se envolvam mais com a própria saúde por meio da tecnologia que os ajuda a compartilhar registros com os fornecedores de serviços de saúde.
hoje, laboratórios só podem liberar os resultados dos testes diretamente aos pacientes se um provedor de saúde autorizar no momento do teste, ou a lei expressamente permitir isto, a regra proposta irá alterar a norma vingente, para que os laboratórios possam dar aos pacientes os resultados dos exames, mediante pedido.
Os americanos armazenam eletronicamente apenas 10% dos registros médicos, embora os primeiros modelos eletrônicos foram desenvolvidos na década de 1960.
A secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius, disse que, mesmo depois de hospitais inovadores em todo o país mostrarem que os registros eletrônicos reduzem erros e melhoram a comunicação entre médicos, registros em papel ainda persistem.
“Quando se trata de saúde, a informação é poder”, disse Sebelius “Quando os pacientes apresentam os seus resultados de laboratório, eles são mais propensos a fazer as perguntas certas e tomar melhores decisões”.
Ainda este ano, HHS finalizará a regra para que laboratórios possam dar aos pacientes acesso direto aos resultados dos testes, após um período de comentários públicos de 60 dias.