Nós, enquanto profissionais seja de saúde, tecnologia da informática ou educação precisamos conhecer o código de ética e normas que foram estabelecidas para as nossas profissões e procurar refletir sobre a aplicação destas na prática, pois estamos a serviço do ser humano e, nas mais diversas situações e circunstâncias da vida.
Para que as pessoas possam viver harmoniosamente no seu grupo social e profissional, faz-se necessário que assumam compromissos éticos entre si.
O principal compromisso ético que todo ser humano deve assumir é o de tratar as pessoas como pessoas. Para isso, é necessário desenvolver o respeito mútuo, procurando entender o ponto de vista do outro mesmo que não esteja de acordo com seu princípios e teorias.
Quando visitamos algum blog e lemos alguma coisa que para nós é básico e sem valor, não podemos desmerece-lo, pois para aquele que escreveu e para outros que lerem pode ser de grande valor.
A conduta humana ou comportamento é a maneira de agir das pessoas. Numa visão geral, a conduta humana pode ser determinada por dois momentos distintos:
O primeiro momento é interno, refere-se aos aspectos psíquicos ou mentais; é quando a pessoa pensa no que vai fazer e decide de acordo com sua consciência, seus valores e sua vontade.
O segundo momento é caracterizado pela ação; é quando a pessoa executa sua decisão ou manifesta uma reação. A ação pode ser considerada voluntária ou involuntária:
- Ação voluntária quando a ação é de acordo com a sua vontade, ou seja, você refletiu e decidir, conscientemente, antes de agir.
- A ação é considerada involuntária quando a pessoa não teve condições de pensar e/ou decidir sobre sua ação. O ato involuntário geralmente é praticado sob coação, ameaças, risco de vida ou fortes condicionantes psíquicos. Então a ações involuntárias acontecem em situações diversas.
Antes de agir intempestivamente e criticar ou desvalorizar seja um trabalho ou categoria profissional ou algum artigo escrito em algum blog, é justo e correto enaltecer elogiar e se for o caso de criticar que seja de maneira equilibrada e ponderada. Observei isso hoje ao entrar em um blog, prefiro não citar, onde ocorreu algumas coisas que não devem fazer parte de nosso cotidiano.
Os valores ajudam a guiar nossas vidas, mesmo que alguns deles sejam para mim fundamentais para outra pessoa podem ser banais e sendo assim saber respeitar os valores dos outros também é um valor que agregamos.