O exame estriol ou E3, é o estrogênio mais importante da gravidez, representando mais de 90% do estrógeno nas mulheres grávidas. E3 em conjunto com outros marcadores como alfafetoproteína e beta-HCG é de um teste no sangue útil para que o médico possa estabelecer o risco fetal.
O estriol E3, é produzido no tecido placentário a partir da 16-alfa-OH-DHEA geralmente de origem fetal. Desta forma, quando temos uma produção normal é uma indicação de integridade do conjunto fetoplacental. Liberado na corrente circulatória materna e excretado na urina, não sendo produzido em quantidades significativas pela mãe, pode ser utilizado como determinação paralela da função fetoplacentária e do bem estar fetal.
Como é realizado o exame E3 estriol, jejum e coleta do material
O exame pode ser realizado em qualquer laboratório de análises clínicas da sua cidade e o resultado normalmente é liberado dentro de 24 horas.
É recomendado que se faça um jejum de 8 horas. Devendo informar ao atendente se a paciente está grávida e qual o tempo de gestação.
O sangue será coletado da veia do braço, como ocorre com outros exames tradicionais.
Quando realizado isoladamente, apenas este exame, o resultado não tem grande valor, deve ser analisado em conjunto com outros testes como beta HCG e AFP. Por isso, e por contar com outros métodos mais adequados para esclarecer o bem estar fetal alguns estudiosos defendem o abandono deste exame.