A empresa Mega Electronics (Kuopio , Finland) foi autorizada pelo FDA nos EUA para comercializar o eMotion ECG Mobile, um tipo de equipamento que controla automaticamente e de forma constante os batimentos cardíacos de paciente que estiver em uso do sistema, e neste caso a monitorização é constante mesmo, em tempo real, diferente de outros equipamentos anteriores que faziam o controle esporádico.
O sistema que está baseado em Android, contém um sensor com três eletrodos que o usuário usa por baixo da roupa. Pesando cerca de 16 gramas e medindo apenas 35 milímetros x 35mm x 15mm, a tecnologia foi desenvolvida para ser confortável o suficiente e assim podendo ser usado em todos os momentos, mesmo durante o sono.
O equipamento tem nos sensores baterias que duram até 27 horas, conecta por meio da rede Bluetooth, ao detectar uma arritmia, envia imediatamente um alerta, seguindo também a localização GPS do paciente através da rede móvel para garantir o tratamento imediato para evitar a continuação da degradação cardíaca e, podendo, salvar a vida do paciente.
Proteger o coração é vital para as pessoas com doenças cardíacas. Garantir a saúde cardíaca e receber o tratamento necessário no tempo é importante, a fim de continuar a vida normal, com confiança.
Neste caso a frequência é monitorada continuamente, o que melhora muito para controle de pessoas fora dos limites hospitalares ou de uma clínica, e os profissionais de saúde podem ter mais controle sobre seus pacientes e também conseguem vigiar uma população maior de forma mais eficaz em termos de custo e recursos.
Mas em quais casos o aparelho seria aplicável? Teria um uso direcionado mais para medição de ECG remoto podendo ser utilizado nas seguintes situações: Pesquisa, cuidado em ambulância, pacientes pré pós cirurgia cardíaca, pacientes cardíacos, pessoas que esperam problemas cardíacos.