Se você trabalha em uma empresa ou conhece alguma que deixa para se preocupar de fato com a segurança somente na SIPAT, que é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, um evento que está previsto na norma regulamentadora NR 5, onde são abordados assuntos relacionados a cuidados, proteção, ambiente de trabalho, riscos envolvidos e vários outros temas, você deve se preocupar, só este evento é muito pouco durante 365 dias, segurança no trabalho não se resume em SIPAT.
Muitos empresários encaram o tema segurança no trabalho com desconfiança, acham que isso é desnecessário que vai apenas onerar os cofres de sua empresa com uma coisa desnecessária, que os gastos serão altos e nenhum retorno, uma visão antiga e ultrapassada, mas que ainda existe.
Na maioria dos casos nestas empresas a segurança no trabalho é destaque apenas uma vez no ano durante a SIPAT, apenas para seguir a lei. Seus empregadores não enxergam que a segurança no trabalho financeiramente também será benéfica ao longo dos anos.
Mas a culpa é só dos empregadores?
Não. Absolutamente não é só dos empregadores. O empregador é responsável por oferecer equipamentos, treinar e manter todos os dias a sua equipe de trabalho preparada e interessada em se prevenir de acidentes, mas o trabalhador tem que QUERER, ele tem que se interessar por MANTER sua vida íntegra, por ter um ambiente de trabalho livre de riscos de acidentes, cobrar de seus empregadores equipamentos DE QUALIDADE, e não remendos, então empregado e empregador precisam entender a necessidade de ambos estarem juntos nesta batalha.
A segurança no trabalho precisa ser pensada e trabalhada todos os dias do ano, precisa fazer parte da rotina de toda empresa, desta forma todos ganham, o funcionário que trabalha livre de acidentes e com nível de estresse baixo, e para o empregador que evita gastos futuros, e muitas vezes até obtém aumento de produção.
Muitos empregadores, mudaram, incentivam a equipe da CIPA, CLST, trabalham ativamente incentivando a prevenção, com palestras, mini palestras, teatro, conversas de 5 minutos, até contratam empresas para gerir este trabalho, estão enxergando a necessidade de investir nesta área, investir em sua equipe, não apenas uma vez no ano.
SIPAT deve ser vista como uma das ações ao longo do ano e não como a única ação do ano em segurança do trabalho.
Este texto foi gerado depois de um bom comentário deixado pela Iara Pereira neste texto.