O exame eletroforese de proteínas, também conhecido como proteinograma, consiste em separar em frações as proteínas do soro, urina ou líquor. Gel de agarose, acetato de celulose ou em capilar de sílica são os suportes mais utilizados para a separação das proteínas. A principal indicação para a realização da eletroforese de proteínas é a avaliação diagnóstica das gamopatias monoclonais. Veja como deve ser o jejum e como será a coleta do material biológico para realizar este teste.
As gamopatias monoclonais são um grupo de doenças caracterizadas pela proliferação de um único clone de células plasmáticas que produzem uma imunoglobulina monoclonal homogênea (proteína M). Mieloma múltiplo, amiloidose primária, plasmocitoma, gamopatia monoclonal de significado indeterminado e macroglobulinemia de Waldeström são alguns exemplos de gamopatia monoclonal. As principais frações protéicas, de acordo com sua eletropositividade – albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, betaglobulina e gamaglobulina. Outras frações intermediárias, dependendo do método usado podem ser identificadas.
O exame eletroforese de proteínas é um procedimento que realiza a separação das proteínas do líquido analisado, pode ser no sangue (soro), urina ou líquido cefalorraquidiano LCR. Trata-se de um procedimento analítico amplo, existem perfis específicos para cada alteração, correlacionados com patologias específicas, o médico de acordo com as características clínicas e o resultado do teste, pode fazer o diagnóstico. Seus quadros mais característicos são a síndrome nefrótica e as gamopatias monoclonais, mas outras alterações podem ser observadas e oferecer importantes dados para esclarecer a patologia.
Coleta do sangue para realizar o exame eletroforese de proteínas
Para realizar o exame de eletroforese de proteínas você pode procurar um laboratório de análises clínicas na sua região. O exame requer um jejum obrigatório de 8 horas, por isso se prepare bem para o teste e respeite o tempo de jejum antes da coleta do sangue.
Quando solicitado o teste no sangue o material será coletado da veia do braço, como normalmente ocorre com outros exames.
O resultado do exame normalmente é liberado dentro de 48 horas, e você poderá pegar o laudo no próprio laboratório ou poderá acessar o site do laboratório que realizou o teste e imprimir seu laudo. Por isso pergunte, no momento da coleta do material, se disponibilizam o resultado pela internet, e solicite seu login e senha.
Valores normais para o teste de eletroforese de proteínas realizado no sangue
Proteínas Totais : 5,7 a 8,2 g/dL
Relação A/G : 0,80 a 2,20
Albumina : 4,01 a 4,78 g/dL 55,1 a 65,7%
Alfa-1 Globulina : 0,22 a 0,41 g/dL 3,1 a 5,6 %
Alfa-2 Globulina : 0,58 a 0,92 g/dL 8,0 a 12,7%
Beta-1 Globulina : 0,36 a 0,52 g/dL 4,9 a 7,2 %
Beta-2 Globulina : 0,22 a 0,45 g/dL 3,1 a 6,1 %
Gama Globulina : 0,75 a 1,32 g/dL 10,3 a 18,2%