A distribuição de amostra grátis de médicos para pacientes e dos laboratórios fabricantes para os médicos, pode criar uma relação muitas vezes tendenciosa em ambos os casos, gerando sempre controvérsias que devem ser estudadas e discutidas sob ângulo financeiro, mimos, e demais situações. Considerando a necessidade de harmonizar e consolidar as normas e regulamentos técnicos relacionados à amostra grátis de
medicamentos; aperfeiçoamento das ações de controle sanitário; obedecendo a política Nacional de Medicamentos, aprovada pelo Ministério da Saúde em 1999, que identificou a necessidade de adoção de medidas voltadas para a promoção do uso racional de medicamentos; a ANVISA cria o grupo de Trabalho – GT para elaborar proposta de regulamento sobre amostras grátis de medicamentos.
O grupo de trabalho será formado por representantes de entidades políticas, fiscalização, defesa do consumidor, conselhos e outros órgãos de saúde ligados a produção, distribuição e propaganda de medicamentos.
Começam a valer nesta terça-feira (16), as regras que vão disciplinar a propaganda, a publicidade e a promoção comercial de medicamentos. As principais mudanças.