Em outros textos anteriores comentamos aqui sobre técnicas usadas para controlar, melhorar a ejaculação precoce, falamos também em outras oportunidades sobre medicamentos usados ou em aprovação que acabaram, por um motivo ou outro não entrando em uso no país, pelo menos ainda, mas sempre indico que antes de tomar qualquer medida, qualquer medicação, consulte seu médico, vamos ver quais profissionais mais indicados, e remédios, grupos de medicamentos mais usados e como agem.
O profissional indicado para consultar quando apresenta problema de ejaculação precoce primeiramente deve ser um urologista, ele irá avaliar, solicitar exames se achar necessários, como o espermograma, exame de urina, exames de hormonais de sangue, e depois se não identificar nenhuma patologia que possa levar a desenvolver ejaculação precoce, então é realmente o momento de iniciar a atenção específica com a doença ejaculação precoce.
Outro profissional que poderá ser consultado para este caso é o psiquiatra, este terá condições de fazer uma análise pormenorizada do problema e indicar soluções e medicamentos.
Na maioria das vezes os antidepressivos são os medicamentos mais usados pelos médicos para este problema, por terem um efeito que causa um retardo da ejaculação. Sobre eles vamos ver os grupos, três tipos, são encontrados para venda nas farmácias.
Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS)
Este remédio aumenta a concentração de serotonina no organismo, permitindo que você consiga prolongar a ereção. Os ISRS são a classe de antidepressivos mais utilizados no planeta. Os efeitos adversos são bem menores do que os observados nas demais classes de antidepressivos. A disfunção sexual é a principal causa do abandono de tratamento. As interações medicamentosas são relevantes, devido a inibição do complexo de enzimas do citocromo P-450, bem como o risco de desenvolver a síndrome serotoninérgica. Os efeitos colaterais podem ser divididos em: gastrointestinais, psiquiátricos, alterações do sono, fadiga, efeitos neurológicos, perda ou ganho de peso, disfunções sexuais, reações dermatológicas. Mas não devem ser usados sem indicação médica. A depoxetina chamada Priligy é desta classe.
Bloqueadores de receptores centrais de dopamina
O segundo grupo de antidepressivos, ou os bloqueadores de receptores centrais de dopamina, retarda a ejaculação ao bloquear a dopamina, que é responsável pela estimulação do sistema nervoso central. Encontrado nos medicamentos antipsicóticos ou neurolépticos. Clorpromazina, Levomeprazina, o Sulpirida, Tioridazina e Trifluoperazina são as substâncias que têm esse efeito sobre o sistema nervoso central.
Tricíclicos
Neste grupo dos tricíclicos, que encontramos a Amitriptilinaque aumentam o nível de serotonina e de norepinefrina, bloqueando a recaptação desses neurotransmissores. Eles têm propriedades anticolinérgicas, o que inibe a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no sistema nervoso periférico. Por isso, os tricíclicos são usados no tratamento do Mal de Parkinson, sendo que eles dão o controle muscular ao doente. Esse grupo é composto pelas substâncias Amitriptilina, Clomipramina, Imipramina, Maprotilina e Nortriptilina.
Mas existe muitos tratamentos naturais para a ejaculação precoce. Como os exercícios que são indicados para este caso e já foram responsáveis por solucionar o problema de inúmeras pessoas que passavam por isso, e estavam tendo dias complicados com suas parceiras, que se não forem compreensivas, e não apoiarem seus maridos, namorados, parceiros sexuais, tudo fica muito mais difícil. Mas se for o caso de depender de tratamento medicamentoso sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer remédio.
Busque sempre uma vida sexual melhor, uma qualidade de vida é essencial para que desenvolva bem as atividades no dia a dia, no trabalho, e para isso não dixe os problemas sem solução, se existe alguma coisa que está causando transtorno no relacionamento sexual, procure ajuda de um profissional para solucionar e ter uma vida plena e com qualidade, tenho certeza que sua vida vai mudar.