Se estiver tomando ou esta pensando em tomar Propecia ou Proscar, medicamentos a base de finasterida, usado para a perda de cabelo ou para ajudar com os sintomas de uma próstata aumentada, seria interessante conversar com seu médico sobre os riscos de efeitos colaterais e considerar os reais benefícios potenciais da medicação.
As drogas foram associadas com uma diminuição da libido, problemas com o orgasmo, e outras questões que os homens podem continuar sofrendo por algum tempo após parar de tomar, de acordo com Food and Drug Administration os rótulos dos medicamentos foram revisados em 2011, e agora passam por nova atualização das informações.
A possibilidade de ocorrer disfunção erétil já era um fato conhecido e relatado nas informações da bula anteriormente, agora juntam-se a ela outras, distúrbios da libido, distúrbios da ejaculação e distúrbios de orgasmo.
A recente decisão do FDA é baseada em uma série de casos individuais relatados diretamente à FDA e a empresa farmacêutica Merck.
A nova informação na bula para Propecia deve informar que os homens relataram diminuição da libido e problemas com ejaculação e orgasmo e que continuou por pelo menos três meses depois de terem parado de tomar o fármaco.
A bula para ambos os remédios também deve relatar problemas de infertilidade masculina, enquanto estiver tomando o medicamento, e informar que isso melhorou ou voltou ao normal quando a medicação foi suspensa.
Se o seu médico indicou um medicamento jamais mude ou interrompa por conta própria, se estas informações foram importantes para você e está tendo perda de qualidade de vida devido ao uso destes fármacos, realmente deve procurar seu médico para avaliarem riscos e benefícios e chegarem a um consenso de melhor tratamento.