A doação de medula é um ato de grandeza, algo que realmente dará sentido a vida para você e de alguém que irá receber, a tipagem do sangue pode revelar um HLA compatível e daí a salvar a vida de uma pessoa, o que para nós é um pequeno passo para alguém que necessita realizar um transplante de medula, é o passo da vida. O colega blogueiro Felippe está fazendo tratamento. Ele sabe que será uma dura batalha:
Vai ser fácil? Não, mas quem disse que eu gosto de moleza? A gente só dá valor as coisas quando lutamos pra conseguir, ou estamos prestes a perder. Minha vida vale muito mais agora do que antes disso tudo.
As grandes cruzes só podem ser carregadas por pessoas fortes, com garra para levar até a reta final, onde está a bandeira da vitória, e este rapaz tem coragem e força para chegar lá.
A veridiana, o Ricardo Rayol, o colega Oscar Luiz apóiam esta campanha, participe também divulgando e principalmente procurando o hemocentro mais perto da sua residência para fazer um cadastro para ser doador de medula. Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 55 anos poderá doar Medula Óssea. Ela se recompõe em poucos dias.
Eu que trabalho em um hospital, participo de problemas como o do Felippe vivido também por outras pessoas, inclusive faço hemograma, exame que ele mesmo comenta no blog que tem feito sempre, e é necessário para acompanhamento do tratamento.
- Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5 ml);
- Seu sangue será tipado para HLA, que é um exame de laboratório para identificar sua característica genética;
- Seu tipo de HLA será colocado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea;
- Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada;
- Se for compatível, outros exames de sangue serão necessários;
- Se a compatibilidade com o paciente for confirmada, você será consultado para decidir quanto a doação;
- Seu atual estado de saúde será avaliado.
Você sabia que a doação de medula óssea é um dos procedimentos mais simples entre as doações, e que você pode salvar uma vida?
Acha que vão retirar toda sua medula? Sabe quanto será retirado se for encontrado alguém que necessite dela? Menos de 10%. Com uma agulha inserida direta na medula (próximo a “bacia”) ou retirada da veia depois de tomar um medicamento para que as células saiam da medula é migrem para o sangue periférico. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.
Depois de um tratamento que destrói a própria medula o paciente irá receber por meio de transfusão a medula doada e depois da segunda semana estará produzindo células novinhas. Simples assim. Seja doador, quanto mais pessoas estiverem inscritas no programa, mais fácil será encontrar um doador compatível.