Quando publicamos o valor tolerado era este descrito no título, mas foi alterado. A Lei Seca nº 12.760/2012 impôs ao Contran determinar a nova margem de tolerância, definida agora pela Resolução nº 432. Altera a Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997. Nos exames sangue a tolerância é zero: não será permitida qualquer concentração de álcool.
Tomou um copo de vodka, uma taça de vinho, uma lata de cerveja, não dirija, seja qual for a quantidade de bebida alcoólica ingerida evite pegar a direção, primeiro, e mais importante, a possibilidade de provocar um acidente é muito grande, e se for pego em blitz ou se envolver em acidente e for encaminhado para fazer exame de sangue ou urina, certamente o resultado do teste vai acusar positivo.
Exame de sangue para detectar presença de álcool
Vamos verificar questões referentes a exames para detectar a presença de álcool no organismo.
O exame de sangue para detectar presença de álcool, conhecido como álcool etílico, alcoolemia, dosagem alcoólica, é relativamente simples, a coleta do sangue é na veia do braço.
Uma observação importante é que não seja usado álcool no algodão de limpeza do local da punção.
Outro material biológico usado para análise é a urina recente, e o método utilizado para a dosagem do etanol é a cromatografia gasosa.
A análise do etanol no sangue e na urina serve para investigação de abuso alcoólico e intoxicações.
Como disse anteriormente, se o resultado do exame foi liberado em mg/dl, mas deseja saber na mesma unidade usada no código de trânsito, basta multiplicar por 0,1 e terá o resultado em dg/L.
A Lei Seca nº 12.760/2012 impôs ao Contran determinar a nova margem de tolerância, definida agora pela Resolução nº 432. Altera a Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Por ela, se o condutor soprar o bafômetro e o aparelho marcar igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar ele será autuado e responderá por infração gravíssima, conforme estabelece o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Já nos exames sangue a tolerância é zero: não será permitida qualquer concentração de álcool.
A penalidade após autuação é a multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo, até a apresentação de condutor habilitado.
Quanto tempo o álcool permanece no sangue após o consumo e depois de quanto tempo o motorista poderá dirigir?
Um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo.
Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo do que isso.
O mais garantido é que o motorista possa dirigir depois de 24 horas. Se estiver de ressaca e com sintomas provocados pela grande quantidade de álcool consumida, o melhor é ficar em casa.
Este é o momento em que o álcool começa a ser tóxico e permanece no corpo por mais tempo. Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.
Quanto a aplicação da lei e quantidades de álcool detectadas sujeitas a penalidades o site do Dep. de Polícia Rodovia Federal tem mais informações, e quanto a exames se desejar outros esclarecimentos basta solicitar no formulário de contato.