Procedimentos que parecem simples para profissionais de saúde, para muitas pessoas que não lidam com estes termos técnicos frequentemente algumas dúvidas surgem, foi o caso que aconteceu recentemente no laboratório. Dieta habitual, recomendação do laboratório quanto ao tipo de jejum antes da coleta de sangue, saiba o que é e como proceder.
Uma senhora estava na recepção colhendo informações sobre determinado exame que faria no dia seguinte, a atendente lhe comunicou sobre os horários de atendimento, procedimentos de retirada do sangue, além dos documentos individuais e do plano de saúde, mas percebi que quando a recepcionista falou sobre o jejum, que deveria fazer dieta habitual, a senhora franziu a testa. Vamos esclarecer do que se trata.
Dieta habitual, como proceder nestes casos
Quando a equipe do laboratório informar que apenas uma dieta habitual deve ser seguida, quer dizer, sem mudanças na alimentação.
A dieta habitual é aquela alimentação que a pessoa realiza no dia a dia, ou seja, não será necessário mudar nada.
Não precisa mudar sua rotina alimentar antes da coleta do sangue.
Coma normalmente nos mesmos horários, os mesmos tipos de alimentos e as mesmas quantidades.
Recomendações finais
O ideal neste caso é não mudar nada na alimentação rotineira.
Siga corretamente as recomendações da equipe do laboratório antes de realizar seus exames de sangue.
Como é realizado o jejum nos casos de avaliação lipídica e hormonal?
Cris, vai depender do exame de hormônio, temos vários textos sobre eles, como TSH e https://plugbr.net/exame-tsh-ultra-sensivel-como-coletar-o-sangue-jejum-indicado-resultado-normal-e-alterado-com-nivel-alto-ou-baixo/ e outros.