×

Muitos homens temem a disfunção erétil, e outros lutam contra a doença que é uma das mais frequentes no sexo masculino, problema que causa sérias dificuldades de relacionamento.

Estudos publicados em 2011 já associavam a disfunção erétil com doenças de pele, os autores concluíram que houve uma ligação entre disfunção erétil e psoríase. Os resultados deste estudo destacou a necessidade dos clínicos que lidam com pacientes com a doença psoríase estarem alerta para o desenvolvimento de disfunção erétil, a impotência sexual.

Neste ano novos estudos relacionam a disfunção erétil (DE) com outras doenças de pele, desta vez os relatos apontam para associação de DE e dermatite atópica (DA) (também conhecida como eczema), e confirma observações anteriores que levantavam suspeitas de relação também com eczemas crônicos nas mãos, e esclerose sistêmica.

Os investigadores liderados por Herng-Ching Lin, PhD, da Taipei Medical University, em Taiwan, comparou 3.997 homens com disfunção erétil diagnosticados recentemente e 19.985 homens sem história de ED como controles. Dos 23.982 sujeitos, 1758 tinham sido previamente diagnosticados com DA: 425 (10,6%) no grupo de DE contra 1333 (6,7%) no grupo de controlo.

Os autores concluíram novamente que houve sim uma associação entre disfunção erétil e dermatite atópica, previamente. Sugerem que os médicos devem estar mais atentos quando pacientes com DA fizerem queixas sexuais. Mas relatam também que é necessário aprofundar nas pesquisas para elucidar o mecanismo de ação que poderia estar envolvido nesta relação, e se realmente a resposta para a pergunta “por que as doenças de pele como psoríase ou eczema estaria ligada à disfunção erétil”seria mesmo devido a inflamação subjacente das doenças.

Homens que possuem estas doenças de pele devem ter em mente que existe a associação com disfunção erétil e com estas informações ficarem atentos a qualquer distúrbios sexuais, e informar seu médico urologista para começar a tomar medidas que reduzam o impacto da doença base e da disfunção erétil que possa estar se desenvolvendo.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x