Vivemos em uma época que temos que buscar novos conhecimentos sempre, para isso os cursos a distância pela internet colaboram nesta empreitada de estudar, aprender, requalificar. Neste momento a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o MS oferecem o curso Ações para controle da tuberculose na Atenção Básica com o objetivo de fazer com que médicos e enfermeiros de toda a rede básica do país (de centros de saúde, de postos de saúde e das equipes de saúde da família) aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca de contatos. A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença.
O curso é oferecido para profissionais da rede básica do país, prioridade será para médicos e enfermeiros, caso não ocupem todas as vagas outros profissionais da saúde trabalhadores do SUS podem fazer, veja a lista.
O sistema só efetivará a matrícula se o interessado possuir dados de ocupações no CNES, ativo ou inativo, nas ocupações abaixo. São utilizados os códigos e denominações do Cadastro Brasileiro de Ocupações – CBO:
- Assistente social (251605)
- Biólogos (2211xx)
- Biomédicos (2212xx)
- Profissionais da educação física (2241xx)
- Enfermeiros (2235xx)
- Farmacêuticos (2234xx)
- Fisioterapeutas (2236xx)
- Fonoaudiólogos (2238xx)
- Médicos clínicos (2251xx)
- Médicos em especialidades cirúrgicas (2252xx)
- Médicos em medicina diagnóstica e terapêutica (2253xx)
- Médico veterinário (223305)
- Nutricionistas (2237xx)
- Cirurgiões-dentistas (2232xx)
- Psicólogos e psicanalistas (2515xx)
- Terapeutas ocupacionais (2239xx)
Se você se enquadra nas exigências acima, siga estes passos que vou informar para fazer o curso e receber seu certificado.
O curso é composto por módulos, totalmente auto instrutivo, não há tutores, a pessoa faz diretamente pela internet.
Dois passos para realizar a matrícula no curso de Tuberculose:
1) Cadastro na Plataforma Arouca
Se ainda não for cadastrado na Plataforma Arouca, faça isso seguindo as orientações deste documento Cadastro CPA – Guia Rapido.pdf. Após confirmar no seu email o cadastro na Plataforma Arouca estará finalizado e ativo e poderá ir para a etapa 2.
2) Registrar matrícula no Curso
Depois de ativar o cadastro na etapa anterior poderá clique aqui para realizar a matrícula no curso. Caso solicitado, você deve selecionar “Plataforma Arouca” depois vai para nova página que solicita CPF e senha para aceso ao ambiente de cursos. Todos os dados devem ser preenchidos corretamente.
A matrícula pode ser aceita ou recusada de acordo com as regras mencionadas acima.
Se você tiver interesse apenas em aprender e não se enquadra nas regras acima, poderá entrar como visitante e fazer o curso, mas não receberá o diploma.
Para fazer o curso com acesso ao material, mas sem receber certificado entre neste endereço.
Em qualquer uma das opções o aprendizado será uma arma importante para diagnosticar a tuberculose, doença que ainda é um grave problema de saúde pública no país.