No laboratório que eu trabalho tenho percebido um aumento de mulheres com idade mais avançada que procuram o serviço de análises clínicas buscando diagnosticar atraso menstrual ou simplesmente suspeita desejando realizar exame de teste de gravidez HCG fração beta, e em muitos casos com resultados positivos em mulheres com idade acima de 35 anos, mas também com número expressivo de testes positivos em mulheres acima de 40 anos.
Sabemos que hoje em dia as mulheres não estão envolvidas apenas em trabalhos domésticos, que no passado já consumia muito seu tempo, e muitas vezes não reconhecido pela família, mas agora também estão optando por uma carreira e oportunidades de educação e muitas vezes se casam mais tarde, não é incomum adiarem a gravidez. Mulheres com nível universitário são mais propensas a ter gestações em seus 30 anos ao invés de 20 como ocorria até pouco tempo.
A taxa de natalidade para mulheres na faixa etária 35-39 saltou 43% desde 1990, aumentou também no caso de mulheres na faixa etária 40-44 anos para 63% e dobrou para mulheres na faixa etária 45-50.
Hoje, mesmo mulheres com mais de 40 anos estão, conforme constatei no laboratório, obtendo resultados positivos de testes de gravidez e gerando bebês com muito mais facilidade, e graças à vasta gama de opções de tratamento para fertilidade que a medicina disponibiliza, a descobertas de soluções para antigos problemas, mulheres com mais de 50 também estão tendo filhos mais frequentemente.
A idade relativamente avançada está deixando de ser um problema para engravidar.
Mulheres com mais de 35 ou que pretendem engravidar quando atingirem idades mais adiantadas, saibam que as chances de uma gravidez segura e saudável, hoje, são excelentes, especialmente se observar recomendações médicas e realizar um pré-natal de qualidade, obedecendo alimentação rica em nutrientes e realização de exames periódicos.
Fatores que podem dificultar que mulheres acima de 35 anos tenham uma gravidez normal, devem ser observados, e o médico atuará decisivamente neste diagnóstico. Geralmente pessoas com esta idade, ou mais elevadas, começam a portar doenças que podem complicam a gravidez em qualquer momento da vida.
Doenças como diabetes, hipertensão, ou outras condições médicas, juntamente com as exigências adicionais da gravidez, podem contribuir para aumentar as complicações em mulheres com mais idade.
Outro fator preponderante é a presença miomas ou outras anormalidades do útero, presentes em mulheres quando envelhecem.
Embora a capacidade de engravidar acima dos 35 anos esteja maior, seja devido a condições de boa qualidade de vida, tecnologias médicas avançadas, é importante, antes de tomar a decisão de alcançar a gravidez mais tarde, consultar um médico de confiança, fazer exames laboratoriais, para averiguar se é possível e prudente adiar este sonho.