×

O mercado profissional para o farmacêutico é bastante amplo e diversificado, oferecendo diversas oportunidades de atuação em diferentes áreas da saúde e ciências farmacêuticas.

Vamos descrever abaixo 6 principais áreas de atuação do profissional farmacêutico. Atuando diretamente na farmácia ou indústria sua colaboração dentro do contexto de saúde publica é especialmente importante.

6 áreas de atuação do farmacêutico

O farmacêutico desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. A seguir, listamos algumas das principais áreas de atuação deste profissional:

  1. Farmácia clínica: Nesta área, o farmacêutico trabalha em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde, colaborando com a equipe médica para garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado e seguro. O farmacêutico clínico realiza avaliação farmacêutica dos pacientes, interpretação de exames laboratoriais e prescrições médicas, orienta sobre o uso correto de medicamentos, realiza intervenções farmacêuticas, dentre outras atividades que visam garantir a eficácia e segurança dos tratamentos.
  2. Análises clínicas: Nesta área, o farmacêutico trabalha em laboratórios de análises clínicas, realizando análises de amostras biológicas, como sangue, urina e fezes. Ele é responsável por garantir a qualidade dos resultados obtidos, interpretar os resultados dos exames e fornecer informações para o médico que solicitou o exame, auxiliando no diagnóstico e tratamento do paciente.
  3. Farmácia hospitalar: Nesta área, o farmacêutico trabalha em hospitais, atuando no controle e dispensação de medicamentos, elaboração de protocolos clínicos, preparo de medicamentos estéreis, realização de treinamentos para a equipe médica, dentre outras atividades que visam garantir o uso correto e seguro dos medicamentos.
  4. Farmácia industrial: Nesta área, o farmacêutico trabalha em indústrias farmacêuticas, desenvolvendo novos medicamentos, realizando estudos de estabilidade e toxicidade dos medicamentos, elaborando bulas e informações para o paciente, dentre outras atividades relacionadas à produção e desenvolvimento de medicamentos.
  5. Farmácia comunitária: Nesta área, o farmacêutico trabalha em farmácias e drogarias, atendendo diretamente aos pacientes e clientes. Ele é responsável pela dispensação de medicamentos, orientação sobre o uso correto de medicamentos, realização de campanhas de saúde e prevenção, dentre outras atividades que visam garantir a saúde e bem-estar da população.
  6. Toxicologia: Nesta área, o farmacêutico trabalha em laboratórios de toxicologia, realizando análises de substâncias tóxicas em amostras biológicas e não biológicas. Ele é responsável por identificar e quantificar substâncias tóxicas, avaliar os riscos à saúde e fornecer informações para a equipe médica e autoridades competentes.

Essas são algumas das áreas de atuação do farmacêutico, existem outras áreas como docência, pesquisa, atuação em vigilância sanitária, nutrição, cosméticos, fitoterapia, homeopatia, entre outras, que também são importantes e contribuem para a saúde da população.

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Aconteceu comigo urina e fezes vermelhas depois de comer pitaya. Muito obrigada pelas informações. Como não estava sentindo nenhum outro sintoma vim procurar informações e encontrei aqui.

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Leia tudo

Efeito colateral e efeito adverso de um medicamento

Entenda melhor esses termos Efeito colateral e efeito adverso de medicamentos

Leia tudo

Quanto custa e como é para furar a orelha na farmácia

Quanto custa em média furar a orelha, como é a técnica, equipamentos e cuidados

Leia tudo

Como era produzido um medicamento pelo farmacêutico antigamente

os medicamentos eram produzidos de maneira artesanal nas farmácias de manipulação

Leia tudo
2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x