Para ter acesso aos medicamentos do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” do governo federal o usuário deve procurar a farmácia mais próxima da sua residência que esteja cadastrada, para saber qual estabelecimento na sua cidade que oferece remédios a preços reduzidos e alguns gratuitamente no caso das doenças diabetes e hipertensão, procure por um banner vermelho que identifica o local cadastrado, que diz: “Aqui tem farmácia popular” com uma bandeira do Brasil no meio, chegando lá procure pelo farmacêutico e apresente sua receita, veja abaixo quais os requisitos que devem ser preenchidos para pegar o medicamento ou comprar mais barato e quais estão disponíveis.
Se você quiser ir diretamente em uma farmácia sem ter que procurar na cidade, consulte esta lista no site do Min. da saúde, basta dar um click sobre o estado que se localiza sua cidade e depois escolha na lista de nomes que aparecer o seu município, ao lado vai ver a lista de farmácias que estão vendendo pelo programa, alguns com 100% de desconto, isso mesmo de graça, um direito seu.
Depois de descobrir qual é o estabelecimento que você vai, veja agora as exigências para pegar o produto e tratar sua doença.
Bom, para ter direito ao seu direito pegue seu CPF (Se for criança o CPF do pai), a receita que seu médico passou (do posto de saúde ou da clínica particular) e que esteja dentro do prazo de validade (anticoncepcionais a receita vale por 1 ano e outros remédios por 4 meses) veja no rodapé da receita a data que o médico lhe atendeu, leve também um documento com a fotografia.
Outra coisa importante é que cada CPF tem um limite de medicamentos que podem ser retirados dentro do programa. E se o paciente não puder ir até a farmácia, tem que comprovar incapacidade segundo o art. 3º e 4º do código civil e assim será o procedimento:
- Do paciente, titular da receita, CPF, RG ou certidão de nascimento;
- Do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação: CPF e RG.
- Considera-se representante legal aquele que for:
- Declarado por sentença judicial;
- Portador de instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de produto de higiene pessoal junto ao Programa; ou
- Portador de instrumento particular de procuração com reconhecimento de firma, que autorize a compra de produto de higiene pessoal junto ao Programa.
Veja a lista dos medicamentos que são oferecidos gratuitamente nestas farmácias.
Hipertensão:
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg
Diabetes:
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido de ação prolongada
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)
Medicamentos para doenças como rinite, asma, glaucoma, mal de Parkinson, osteoporose estão disponíveis mas deverá pagar, os preços são reduzidos, com até 90% de desconto, as fraldas geriátricas também fazem parte da lista.
Depois que o medicamento é entregue pelo farmacêutico será feita uma cópia da receita para ficar retida na farmácia. E deverá também assinar um cupom que a farmácia vai emitir neste momento, pegue também o cupom fiscal, assine uma via (ou digital com cópia da identidade se analfabeto) e fique com a outra.