Recentemente resolvi enviar alguns links para sites, tipo Digg, e tentar avaliar qual seria o resultado desta forma de socializar a informação que disponibilizo no blog. Raramente envio conteúdo para este ou aquele sites de compartilhamento, seja posts meus ou de outros blogs que eu leio, sobre colaboração e compartilhamento a Lúcia Freitas escreveu, realmente não tenho costume de enviar textos que eu tenha lido para sites como Uêba ou Dihitt, uma forma de colaboração que eu realizo, e a entendo como tal, é comentar em blogs, além disso, procuro sempre colaborar com chamamentos e textos para causas que estão necessitando serem abordadas, mesmo assim estou longe de alcançar um nível de colaboração e compartilhamento ideal, por vários motivos, sei que é possível evoluir neste sentido. Ou como disse a Lúcia:
[…] não tenho todo o conhecimento. Dependo de outros para conseguir ir em frente. E ofereço em troca o que sei, uma ajuda no que me é possível. Todo mundo ganha nesta roda. Difícil é quando a proposta é: você me dá o que tem e eu te devolvo um tapinha nas costas […]
O Gilberto “Knutz” do CyberVida, o cara que bate o martelo no Uêba, aponta quem vai aparecer no site e quem não vai, conta, de maneira bastante equilibrada, um pouco desta rotina de receber material de qualidade e outros nem tanto. Fala ainda, nos comentários do post, que está criando um mecanismo para ajudar classificar blogs colaboradores e seus links enviados, uma idéia que pode ser muito útil para ele e para os freqüentadores do Uêba. E quanto ao novo Yahoo! Posts, é uma boa proposta, de uma forma ou de outra, todos os blog podem ser beneficiados, se o compartilhamento por parte daqueles que estão inseridos no projeto for exercido, acredito que será, e espero que não se tornem ilhas.
É sobre o Uêba que também quero comentar sobre o envio de conteúdo, como disse, enviei, para ver qual seria o resultado, e o Uêba foi uma grata surpresa, tive aprovado o post sobre teste de paternidade feito em casa, o link recebeu numerosos click, e eu, numerosas visitas no blog. As outras redes de compartilhamento também me enviaram várias visitas, mas nada comparado ao Uêba. Acabei de mandar um link, post escrito pelo Noronha – Google Knol: Uma Wikipedia Não Era Suficiente?.
Percorrendo estes sites, para submeter os links, em muitos deles senti falta de uma categoria que possa incorporar material relativo à saúde, mas no contexto geral a experiência foi boa.
O Sbrubbles (www.sbrubbles.com.br) é também um digg-like brazuca, lançado em Novembro de 2008. Realmente, ainda as redes de compartilhamento social estão engatinhando no Brasil, onde a maioria envia os textos de própria autoria na tentativa de aumentar o PageRank ou tráfego de seu site.
Porém, a idéia por trás destes sites é aumentar o compartilhamento de conteúdo interessante e de qualidade.
Infelizmente, este conceito ainda não está totalmente no DNA dos internautas brasileiros.
Eu participo de várias redes sociais e tenho recebido boa quantidade de visitas.
Lúcia,
eu também não tenho muito costume de fazer isso, mas achei até interessante, além os textos de outros blogs acho que vou, de vez em quando enviar algum meu também. Abraço
Oi, Silvano
Belo artigo. Sabe que nunca submeti conteúdo próprio. Eventualmente o dos amigos… eu sou de outro planeta mesmo! 😀
Obrigada pela citação. A idéia era exatamente criar uma roda de discussão sobre o tema.
bj