Esta semana uma moça chegou até a recepção do laboratório para fazer um exame se sangue, entregou seu pedido médico para a recepcionista, constava apenas um exame, um teste simples, glicemia de jejum, a secretária perguntou se a paciente estava em jejum para que pudesse ser feita a coleta de sangue, ela confirmou que sim, mas uma coisa chamou a atenção da atendente, a paciente estava extremamente cansada, claramente tinha realizado um esforço físico. O exame de glicose pode ser feito nestas condições? Não irá afetar o resultado final da dosagem no sangue?
O nível de glicose liberado no resultado demonstra a quantidade de açúcar que está circulando no sangue da pessoa, e este açúcar é uma fonte usada pelo organismo para gastos em casos de utilização rápida, por alguma necessidade, como no caso desta moça.
Esforço físico antes de realizar a coleta do sangue para exame de glicose
A paciente era uma cuidadora de crianças e não tendo como deixar para outro dia a realização do seu exame teve que levar a criança que ela cuidava no seu colo, a pé por algumas quadras, para não ficar muito tempo fora de seu serviço, caminhou rápido até o laboratório.
Todas as vezes que o organismo necessita de energia extra, seja neste caso, por esforço físico, ou outra condição, a produção e principalmente o consumo do açúcar do sangue fica alterada.
Resultado do exame de sangue realizado após esforço físico
Consequentemente, teremos resultados também alterados, que não refletem um estado basal, um estado, digamos, de “neutralidade”, pois é desta forma que o médico espera que esteja este resultado quando atender a paciente.
A equipe do Laboratório sugeriu que a moça voltasse outro dia, em jejum, com calma para que pudesse fazer seu exame, ela não seria prejudicada e não perderia seu benefício com seu plano de saúde.
Faça o exame de glicose respeitando jejum obrigatório de 8 a 14 horas ou conforme orientação médica e em condições basais, sem ter realizado exercícios físicos, sem ter passado por grandes estresses antes da coleta do sangue.
O exercício físico é muito importante para nossa saúde, depois de realizar seus exames e seu médico liberar para praticar atividades físicas, inicie aos poucos com uma a duas vez por semana e depois aumente gradativamente.