Com o passar dos anos observamos que os hábitos alimentares da população se tornam precários, bons hábitos se perdem e são substituídos por práticas extremamente prejudiciais a saúde, isso fica evidente quando observamos pesquisas que demonstram esta realidade. Nos EUA a preocupação com a alimentação errada, principalmente das crianças tem levado a ações extremas ao ponto de ter que mobilizar e envolver a população de uma cidade inteira, tal é o nível de gravidade do problema.
Um dos reflexos da prática de maus hábitos alimentares é a obesidade, em muitos países o problema é grave. O pior é que os governos geralmente não implementam medidas efetivas para conscientizar a população visando mudar este quadro, raras medidas paliativas podem ser observadas.
Obesidade, pressão alta, colesterol elevado e gastrite são alguns resultados dos maus hábitos alimentares.
O Sérgio enviou um texto muito interessante e que pode ajudar as pessoas a mudar maus hábitos alimentares, citando o escritor Og Mandino que saiu das garras do álcool para escrever várias obras e alcançar o sucesso.
“Minhas ações são ditadas pelo apetite, paixão, preconceito, avidez, amor, medo, ambiente, hábito, e o pior de todos estes tiranos é o hábito. Se, portanto, devo ser escravo do hábito, que seja um escravo de bons hábitos. Meus maus hábitos devem ser destruídos e novos sulcos preparados para boas sementes. Eu formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles” Og Mandino.
Se tenho um hábito alimentar ruim tenho que buscar sua substituição urgente por um bom hábito alimentar. E como realizarei esse difícil feito? Expulsando o mau hábito de minha vida e nela recolocando outro que me conduzirá para mais perto do sucesso das boas práticas alimentares. Pois é uma das leis naturais que apenas um hábito pode dominar outro hábito.
Em “Criando novos comportamentos para uma vida saudável” podemos aproveitar a dica de como começar um novo comportamento, um novo e bom hábito.
- Escolha o novo comportamento, ou o bom hábito que deseja iniciar;
- Avalie como poderá colocar este comportamento em prática da maneira mais fácil e rápida, com determinação;
- Espalhe para todos que este é o seu novo estilo de vida, um novo comportamento;
- Coloque lembretes para que não se esqueça nenhum momento do novo hábito;
- Mantenha-se determinado até que o novo comportamento se afirme;
- Mude ambientes para manutenção e fortalecimento do novo comportamento.
Temos que buscar bons hábitos se quisermos transformar nossa vida e obter resultados gratificantes para nossa saúde, experimente! E se você já tentou e não conseguiu, saiba que a maioria dos que conseguem são aqueles que estão tentando novamente. Você está perto, só falta um pequeno passo, mas que será revertido em um enorme resultado para a sua saúde.