Em um comentário meu recentemente no Twitter @silvanocv dizia: “Incrível como as pessoas relatam ter medo de fazer alguns tipos específicos de exame e descobrir problemas de saúde, por isso não fazem”. Não me refiro ao medo de tirar sangue, sobre o qual já escrevi, mas sim do resultado de um teste. Sabia que algumas pessoas não gostam de fazer exames como HIV, VDRL, exames para câncer, ou, no caso das mulheres, fazer um teste de gravidez, mas o número de pessoas é maior do que eu imaginava.
Aqui no blog é frequente receber comentários relatando, ou perguntando qual é minha opinião sobre algum exame, o que eu poderia falar sobre isso, qual seria meu conselho, mas que não gostaria de fazer o teste especificamente por ter medo do resultado.
Sei que alguns deles querem apenas saber minha opinião para evitar fazer o exame e gastar dinheiro comprando um teste de gravidez ou se dirigindo a algum laboratório para coletar sangue para uma testagem de HIV, mas a maioria dos casos, percebo que o problema maior não é este, mas sim, o medo do teste dar positivo para uma patologia ou para uma gravidez não desejada.
“[…] tive relações com outras pessoas sem camisinha, de uma semana pra ca estou tendo dores de cabeça e enjoo estou com medo de fazer o teste”
O medo é natural, ele faz parte da nossa vida e é necessário para a sobrevivência do ser humano, afinal quem nunca teve medo? Geralmente temos medo e colocamos barreiras para nos defender, mas quando o medo se torna angustiante, traumatizante é o momento para procurar um profissional da saúde que possa acompanhar o caso. No caso do medo de ter ter uma doença ou uma gravidez indesejada também agimos assim, recusamos fazer o teste.
“Eu sei que tal fato não é exclusividade minha, mas estou desesperado. Tive relações sexuais desprotegidas com duas mulheres que conheci num bar. Eu sei que fui muito irresponsável, porém agora preciso de ajuda. Minha vida se transformou num inferno. Após uns 10 dias da relação[…]”
“Me sinto inchada e tenho bastante sono dor nas costas faço xixi de 15 em 15 min. Eu posso estar grávida? ou será que é porque eu estou com medo de estar, medo de fazer o exame”
Veja outro caso relatado.
“Estou tendo pesadelo quase toda noite só de pensar em um resultado de exame positivo para AIDS, tive relação desprotegida, ontem mesmo fui até o laboratório para colher o sangue, entrei e quando quase cheguei no atendimento sai correndo e fui embora […]”
Nenhum resultado de exame, por mais difícil que seja o tratamento da patologia diagnosticada, representa o final da vida, hoje em dia a medicina conta com uma vasta gama de métodos de tratamentos, e medicamentos para reverter até mesmo problemas considerados graves, mas temos que dar o primeiro passo.
Passado o primeiro susto, o primeiro medo com algum sintoma, faça a consulta com o médico de confiança, e não guarde o pedido de exame no fundo da gaveta, realize o teste, encarar o problema de frente, com coragem é meio caminho andado para reverter qualquer situação contrária aos nossos desejos.
É útil e necessário também procurar ajuda e apoio da família.
“Quando identificado cedo, as chances de cura são grandes”, “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo”, “Descobrir o câncer mais cedo significa um tratamento menos agressivo”, “fiz o exame, descobri uma doença sem cura, hoje faço controle e vivo bem, como qualquer outra pessoa, todos temos problemas na vida”. Frases como estas não são ditas por acaso, representam o que muitas pessoas viveram e descobriram quando tiveram alguma doença.
esses meses de duvidas são horríveis,
OI Doutor, foi bom ler seu artigo, pois estou nessa angústia de meses, estou postergando e postergando de fazer um exame com medo de estar com hepatite C, pois meu irmão tem e eu sinto os mesmos sintomas que ele sentiu quando descobriu. Daqui há algumas horas vou fazer um exame e estava quase desistindo de novo. Mas agora vou em frente, preciso ver se tenho isso, ou pode ser que eu tenha outra coisa. Mas obrigado mesmo, ler o seu artigo me deu mais calma pra entender que não adianta, a dúvida, a ansiedade, tudo isso só vai desaparecer… Read more »
Ola Dr estou gravida fiz o teste de hiv deu negativo vou fazer outro ainda corro risco de dar positivo…
Gente, minha vida ultimamente virou um verdadeiro inferno. Fui casada a 4 anos com uma mulher e separamos e no começo do ano tive uma relação com um homem ???. E depois disso passou uns dias voltei com minha ex fiquei tão perturbada e com medo passou uns bons dias fiz um teste de farmácia deu negativo passou uns dias fiz de novo e deu negativo e no dia seguinte de novo e todos deram negativo. Passou uns dias e não me aguentei fiz se sangue e deu negativo. Mas meu medo fala mais alto me sinto culpada fico paranóica… Read more »
Tenho medo de fazer o teste do HIV e dar positivo, sou estudante de Medicina, como ficará minha carreira e vida? E se eu fizer grandes feitos e muito bem às pessoas e, por inveja, publicarem meu resultado, se der positivo? Minha relação de risco foi em janeiro deste ano.
Olá amigo, tive uma relação a 5 meses atrás , mais eu usei camisinha porem teve uma hora que acabou e tentei colocar uma dnv mas na msm hr eu tirei deixei nem 30 segundos,e não aceitei fazer sem. porem uma semana depois começou aparecer tipo uma candiese bolinhas vermelhas na cabeça do meu penis , apareceu umas 3x e faz um tempo que não aparece mais , lembro que demorei pra lavar o penis , estou com muito medo de ter pegado alguma dst. E vou fazer exame de sangue que minha mae marcou pra mim , não estou… Read more »
Venho aqui agradecer o conteúdo da página. Durante 11 meses fiquei remoendo o medo de fazer o teste. Esse período de dúvida foi o pior da minha, período de medo, ansiedade e pavor. Qualquer mudança que aparecia no meu corpo eu já relacionava com a AIDS. O nervosismo e o esse estresse me desenvolveram uma herpes genital recorrente, o que ainda mais aumentou meu pânico. Estava em desespero mesmo. Depois de muito repensar e ler sobre o assunto, encorajei-me, pois pensei que existe vida depois da AIDS. Ergui a cabeça e fui até um laboratório particular. Realizei o exame e… Read more »
Nem me fale em medo, estou namorando atualmente e não usamos camisinha. e meu ex eu também não usava, meu ex era meio infiel. To com medo de ter pego algo dele, como um HIV, sei la. Nunca tive sintomas de fase aguda, mas meu ginecologista passou exames de rotina e solicitou HIV e to MORRENDO de MEDO de fazer e da positivo. A última relação desprotegida com meu ex foi há 1 ano e 4 meses.
Isso mesmo Ivan, esta é a melhor saída e mais inteligente. Abraço.
[…] é benefício o uso do kit teste de fluido oral para pessoas que não fazem o exame por medo de sofrerem discriminação, até acho que é uma das causas de não buscar o serviço público que oferece o teste […]
Como lidar com o medo de dar positivo ao fazer exames como HIV e teste de gravidez http://t.co/CPDxPyiH
Tbm estou angustida, na paerte do dia nem, meu problema e á noite, fico pensando no resulatado, tive relação desprotegida com 3 homens todos no ano passado, apesar de um deles dizer q não tem nada fico angustiada…
Fiz o teste hiv , laboratorio de coleta publico…. estou angustiado , resultado sai apos 15 dias….
o q faço para controlar essa angustia e medo do positivo,….
nao sinto nenhum sintoma… minha relaçao de risco foi em agosto de 2010 … e só agora tive coragem para fazer o teste.
grato.
BRUNO.
Boa noite drº, tem como dar errado, (falso negativo) 1 resultado com 86 dias e 1 com 149 dias da relação de risco???
Ou posso tar descansada drº, tenho que repetir novo exame k ja passou os 180 dias(6 meses) ou não e necessário, ja ouvi falar que certo é so a partir dos 6 meses???
Obrigada,
Kátia
Obrigada Drº Silvano.
E Enganei-me queria dizer k voltou a dar tudo não reagente.
Felicidades tbém para o Drº.
Beijinhos,
Alexandra
Ola Drº sou eu novamente a Alexandra, fui buscar hoje os resultados das analises
que fizeram hoje 149 dias depois da relação, e graças a Deus voltaram a dar reagentes.
Felicidades para todos,
Cumprimentos,
Alexandra
Boa tarde dr . Tive relações com meu meu namorado e o preservativo rebentou a 27 de Março. Desde ai nunca mais houve problemas.Fiz análises a dia 7 de Maio ou sejam 40 dias depois da relação sexual o teste deu Não-Reactivo,foram as seg: (AC HIV1 + AC HIV2 + SUBTIPO 0 + AG p24). Tive passado 1 semana dores de cabeça durante uns 5 dias o k não é mto normal mas pode acontecer ter enxaquecas ate qndo tou na altura da menstruação,e tive 1 íngua grande do lado direito da virilha mas também ja tinha tido em Janeiro,ate… Read more »
dr.teveuma relação de rico ,extorou camisinha no fim.fiz um tste de hiv 15 dias depois deu negativo isso quer diser que não corro mais risco.
ae brother, tive uma relação de risco com uma pessoa, apesar dela num aparentar ter nada e de conhecer seu historico (ela foi casada, tem 2 filhos, um deles de 3 anos e so teve 2 homens na vida inteira) agente num saiu mais pq ela fikou brava por eu duvidar dela, ela me disse q se cuida e q não tem nada, inclusive agora ela ta namorando com outro cara, ja se passo 2 meses, agora vo faze o teste de HIV, ate agora a unica coisa q tive foi uma dor de garganta, mas no caso meus 2… Read more »
[…] Como lidar com o medo de dar positivo ao fazer exames como HIV e teste de gravidez: Muitas pessoas não gostam de ir ao médico ou fazer exames, por medo de descobrir que têm alguma doença grave. Assim, acabam perdendo a oportunidade de ter um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento rapidamente. Em geral, o tempo que se leva até o diagnóstico é proporcional ao grau de cura ou controle da doença. Portanto, é importante que todos entendam que o medo não deve ser maior do que a possibilidade de tratamento! […]