Para muitas pessoas dormir bem é um sonho, passam horas tentando dormir e muitas vezes não conseguem, outras até dormem, mas por vários fatores não descansam, não é um sono de qualidade, profundo, o resultado disso é queda na qualidade de vida. Estudos apontam que uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para manter uma regularidade na produção e liberação hormonal.
Uma boa noite de sono pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e de desenvolver obesidade e melhora as funções cardiovasculares. Pesquisas identificaram que uma noite ruim de sono afeta o desempenho no trabalho e a segurança. Veja aqui seis passos para ajudar você a ter noites repousantes.
1) Durma somente o quanto você precisa para se sentir revigorado no dia seguinte. Cada pessoa tem uma quantidade de horas que é ideal para descansar. É importante não passar muito tempo na cama tentando dormir. Longo tempo na cama pode levar à fragmentação do sono, tornando superficial. A maioria dos adultos precisa de 7 a 8 horas de sono por noite, outros com 6 horas está pronto e recuperado.
2) Busque sempre levantar no mesmo horário todas as manhãs – Respeite este horário mesmo nos fins de semana e feriados. Colabora para manter o “relógio biológico” regulado.
3) Crie no seu quarto um ambiente calmo, fresco e principalmente escuro. Um local propício para dormir é muito importante, identifique qual a melhor temperatura para seu corpo, evite local com muito barulho ou pelo menos vede bem para que entre o mínimo de ruídos externos. Escolha também um bom colchão.
4) Melatonina pode ajudar – A melatonina é um hormônio que se encontra naturalmente no corpo, produzido pela glândula pineal. Escrevemos sobre os benefícios da Melatonina regulando o sono. A adição de melatonina a partir de suplementos pode ajudar a dormir, principalmente trabalhadores que desenvolvem as atividades no período noturno e viajantes que passam por diferentes fusos horários. Converse com seu médico sobre este suplemento.
5) Não vá para a cama se você ainda não está com sono. Se você ainda não está com sono, mas é hora de dormir, tente fazer outra coisa, ler um livro, ouvir música suave, encontre algo relaxante, mas não estimulante, tente se afastar das preocupações. Isso irá relaxar o corpo e distrair sua mente.
6) Exercitar regularmente. Uma das coisas que considero muito importante e você não deve deixar de incluir na sua lista do bom sono – Exercício – melhora a qualidade do sono, o sono vem facilmente. Algumas pessoas devem evitar o exercício no prazo de três horas antes de ir deitar. No entanto, para outros o exercício a noite, mais próximo da hora de deitar, ajuda a melhorar o seu sono. Identifique qual melhor horário para seus exercícios, mas não deixe de fazer.
Uma dica extra, faça uma consulta com seu médico, exames como colesterol, glicose, triglicérides, hemograma completo, podem esclarecer doenças que podem afetar o sono, depois coloque em prática seu programa do bom sono.