Um relatório de observações feitas em mães e crianças na Dinamarca, indica que o consumo de peixes por mães que estão amamentando, melhora o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
Vários estudos já foram feitos indicando as vantagens dos ácidos graxos ômega-3, elemento presente em dois dos 10 alimentos mais saudáveis do mundo, conforme outra pesquisa informada pela Renata, com estas novas análises observa-se também que o próprio leite materno pode levar à criança muitos benefícios que esta substância proporciona aos adultos.
A pesquisa constatou que crianças cujas mães comeram mais peixes no decorrer da gravidez se desenvolviam mais rápido e tinham melhores condições motoras e habilidades cognitivas.
Outro ponto observado foi que aquelas crianças que foram amamentadas por períodos mais longos também conseguiram melhores benefícios provenientes dos ácidos graxos ômega-3.
O uso de peixes na alimentação de mães que estão em fase de amamentação ou mesmo durante a gestação deve ser controlado, acompanhado pelo médico, geralmente duas porções por semana, além disso, avaliado se este pescado é livre de outros tóxicos como mercúrio.
Em outro texto já abordamos as vantagens do ômega 3 para redução dos triglicérides.