Os problemas de saúde provenientes do trabalho, muitas vezes, limitam e até incapacitam trabalhadores, aqueles que necessitam fazer força para levantar objetos ou pessoas, como a equipe de enfermagem, se não estiverem bem treinados para agirem de forma correta em cada situação podem sofrer sérias lesões, principalmente na coluna. Uma empresa da Alemanha está desenvolvendo um colete eletrônico ergonômico para que estes trabalhadores possam usar e assim reduzir muito os riscos.
Profissionais da equipe de enfermagem, maqueiros, fisioterapeutas, cuidadores de enfermos, sofrem muito com dores nas costas por terem que ajudar os pacientes a se levantarem, apoiar os mesmos para se locomoverem, dar banhos, transportar de um leito para outro, fisioterapeutas ajudam realizar movimentos que exigem força, são algumas tarefas que causam problemas nas costas, desvios de coluna e demais condições que geram faltas no trabalho, atestados, afastamentos e até incapacitam para continuarem desenvolvendo suas atividades, e o trabalho não pode, de forma alguma, ser um causador de doenças.
Uma empresa de Berlin, Alemanha, desenvolve um colete que possui tecnologia moderna, oferece apoio extra para as costas de cuidadores de saúde. No projeto “CareJack”, pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Produção e Design de IPK Tecnologia e pelo Instituto Fraunhofer, ambos em Berlim, estão trabalhando em conjunto com parceiros da indústria no projetado do colete, para esse tipo de trabalhadore. Esta órtese não volumosa (a forma abreviada de prótese ortopédica) é leve, macia e confortável de usar. Isso significa que ele pode ser usado sobre roupas normais, como um casaco.
Fornecer a coluna um suporte extra, sem limitar a sua gama abundante de movimento é o grande desafio. Em vez de depender de materiais duros, frequentemente utilizados em órteses, optaram por um material que é flexível e confortável de usar. Todos os componentes eletrônicos são incorporados no equipamento.
A energia necessária vem dos próprios usuários, por meio de seus movimentos. Quando um cuidador se abaixa para elevar o paciente para cima, o conjunto de assistência médica inteligente fornece energia cinética e pode liberá-lo novamente quando necessário.
O equipamento garante aos trabalhadores, evitar realizar movimentos incorretos. Um exemplo é levantar algo pesado, arqueando o corpo, em vez de ficar de cócoras para levantar o objeto com as costas retas.
O colete inteligente possui vários sensores que monitoram continuamente a forma como o trabalhador está se movendo. Um processador compara esses dados contra o padrão de movimento ideal. Assim que detecta qualquer irregularidade, uma luz de aviso é ativado. Não é só isso, mas atuadores sintéticos com rigidez ajustável ajudam a evitar movimentos incorretos e fornece apoio aos corretos. É possível escolher qual o nível de apoio que será implementado.
Um protótipo do colete deve ser lançado em breve, sua produção para venda ainda deverá demorar um pouco mais.