Cetoconazol é um antifúngico largamente prescrito em várias especialidades médicas, utilizado para micoses, em forma de comprimido ou via tópica, entretanto muitas pessoas não levam em consideração o melhor momento para tomar o medicamento. Saiba se cetoconazol comprimido deve ou não ser ingerido após refeições, qual momento ideal para obter melhor efeito quando estiver usando este fármaco.
Pertencente ao grupo dos azóis, cetoconazol é da mesma classe de outros antifúngicos fluconazol e itraconazol. Pode ser encontrado nas farmácias com nomes com candoral, lozan e cetonax. Tomado após as refeições, se torna mais solúvel e melhor absorvido, veja como ocorre.
Cetoconazol comprimidos e a protonação
Alimentos influenciam na absorção dos compostos azólicos, especialmente o cetoconazol, já que ele é pouco solúvel no meio biológico.
Quando o comprimido é ingerido, chega no estômago, o cetoconazol é protonado, resultando assim numa melhor solubilização.
Protonação, se trata de uma reação química que ocorre quando um próton (H+) se liga a um átomo, uma molécula ou um íon. O resultado será um ácido conjugado do reagente inicial.
Sendo que a absorção de catoconazol no estômago é pequena, já que o medicamento encontra-se em sua forma ionizada.
No percurso do fármaco em direção ao duodeno e intestino o Ph aumenta gradativamente, favorecendo agora sua absorção.
Cetoconazol, quando chega no intestino então passa a cair na corrente sanguínea.
Cetoconazol comprimidos no meio ácido
O fármaco cetoconazol necessita de meio ácido no estômago para que se consiga obter um grau de absorção satisfatório.
Pessoas que sofrem de problemas na produção de ácido no estômago devem ter uma absorção do cetoconazol comprometida.
Pessoas com patologias como as que sofrem de acloridria, uma incapacidade de produzir ácido gástrico, podem ter dificuldade de absorção.
Um fator importante, que deve ser levado em consideração é com relação ao uso de antiulcerosos e cetoconazol.
Quanto a pessoas que fazem uso contínuo de antiulcerosos, tais como ranitidina, omeprazol, pantoprazol e outros. Podem aumentar o ph do estômago e comprometer a absorção do cetoconazol.
Uma curiosidade, ao se tomar cetoconazol junto com refrigerante. Nesse caso
pode ter sua ação potencializada por refrigerantes (exemplo colas) por serem bastante ácidos.
É ideal usar cetoconazol após as refeições
Usar cetoconazol após refeições, como almoço, o ciclo de trânsito do alimento fica reduzida o cetoconazol ficará mais tempo retido, preso no estômago melhorando então a sua chance de solubilização.
Quando o alimento continua seu trajeto junto com o cetoconazol, agora mais solúvel, será melhor absorvido.
Cetoconazol realmente é para ser usado após as refeições visando potencializar a sua absorção que ocorre a nível de intestino.
O medicamento deve ser administrado durante uma das refeições diárias para absorção máxima.
Conforme mencionado, deve-se evitar a administração de cetoconazol junto com drogas que diminuem a secreção gástrica como antiácidos, bloqueadores de receptores H2 e anticolinérgicos.
Se for necessário usar estes medicamentos eles devem ser tomados, pelo menos, duas horas após a ingestão de cetoconazol.
Cetoconazol bem tolerado pelo organismo, raramente pode levar a queixas de natureza gastrintestinal, cefaléia, tontura, náuseas, fotofobia, trombocitopenia, prurido ou exantema.