Que o celular faz parte da vida de grande número de pessoas e muitos não conseguem mais viver sem ele, é fato. Também neste natal é o desejo de milhares de pessoas ganhar um de presente, outros já querem trocar por modelos novos e com mais funções.
Com tanta gente de posse de um celular nada mais óbvio que pensar em novas utilidades para os mesmos. Uma delas é o uso para proporcionar benefícios à saúde.
Controle de processos
Recentemente o Ubergizmo e depois o Meio Bit mostraram a tecnologia em que um pequeno band-aid contendo dispositivo RFID é fixado ao paciente e se comunica com celulares, smartphones e outros dispositivos, beneficiando o tratamento, melhorando comunicação com o prontuário eletrônico em locais onde este tipo de registro de dados do paciente já está disponível, proporcionando ao médico rever exames anteriores, medicamentos ministrados recentemente, comunicação com farmácia do hospital e conseqüentemente a farmácia ao dispensar o medicamento poderá ter maior controle sobre a medicação, conferindo os dados com o dispositivo eletrônico.
Cursos
Poderiam ser oferecidos usando a tecnologia dos celulares para atualização dos profissionais da saúde, que em breve será uma realidade como conta o Stelleo do Mlog.
Melhoria de serviços de apoio diagnóstico
Outra boa experiência é a apresentada pelo banco de sangue de Portugal em parceria com uma fundação de telefonia móvel, para promover a divulgação via celular de doação de sangue a nível nacional.
O doador será avisado via SMS sobre existência de campanhas de doação na sua região. Quando o banco de sangue estiver com estoques de um tipo de sangue abaixo do normal, o doador deste tipo de sangue será avisado via celular. Eu acrescentaria ainda que seria importante a base de dados poder informar quais os números dos telefones e endereços, o sistema filtraria quais doadores estão mais próximos, confere sua última doação, se é apto ou inapto, avalia se já é possível nova doação e manda a mensagem de solicitação de comparecimento ao banco de sangue.
Ainda seria importante uma solicitação de confirmação de recebimento e data de quando ele poderá comparecer para efetuar a doação, além disso, é fundamental e perfeitamente possível o envio dos resultados dos exames deste paciente direto no seu celular, claro que em casos de exames alterados os procedimentos deve ser diferenciado.
O uso do celular como meio para proporcionar melhoria na qualidade de vida e saúde das pessoas está em franca ascensão, como podemos observar, e a tendência de crescimento é grande.
Neto, mas na verdade todo banco de sangue tem que ter um médico responsável, que já realiza esta avaliação dos resultados, apenas os exames com alterações são encaminhados para consulta médica especializada, acompanhamento e exames complementares, para confirmações.
Mas será que os doutores da vida não vão ficar enciumados pelo paciente receber o resultado do exame antes dele?
Lógico que isso já acontece, só que ainda é no papel 😀
Abração