CNET Asia diz que Ephone Internacional ‘s EPI Life é o primeiro celular com a funcionalidade integrada de ECG Eletrocardiograma, pela primeira vez, você será capaz de realizar uma leitura de ECG de seu ritmo cardíaco em casa, no trabalho ou mesmo no metrô e tudo isso sem ter que lidar com complicadas instruções, géis confuso e eletrodos.
A leitura leva 30 segundos para completar, depois as informações colhidas serão transmitidas ao serviço 24 horas em um centro de controle, e uma resposta será enviada dentro de poucos minutos, via GPRS em qualquer lugar do mundo.
Em caso de problemas cardíacos iminente, a detecção precoce permite medidas rápida e apropriadas, que poderia reduzir significativamente o dano a sua saúde.
Pensando nisso, a empresa propõe coletar os dados pelo celular do usuário e uma equipe de 10 cardiologistas avaliam rapidamente as condições de risco de vida, e uma resposta de emergência apropriada será proferida pelo call center. Dispõe de serviço de ambulância privada e providencia acelerada admissão do paciente em qualquer hospital parceiro credenciado, com médicos de plantão.
O serviço disponibiliza também um monitoramento da pressão arterial, glicose e colesterol, como um repositório online, mas neste caso o Google Health pode ter mais funcionalidades, permitindo agregar maior quantidade e variedade de informações para futura consulta em qualquer lugar que o paciente estiver.
O telefone está disponível em Cingapura, Malásia e Hong Kong, mas exige uma assinatura mensal adicional para o serviço de controle de ECG, um plano básico limita a 10 ECGs do usuário por mês, mas tem uma versão upload ilimitado junto com um telefone gratuito.
Alguns serviços com características parecidas já existem no Brasil, mas com equipamentos maiores, com um celular realmente poderia agregar maior mobilidade neste controle do eletrocardiograma.