Cartão SUS ou Cartão Nacional de Saúde é um documento pessoal que identifica o usuário do SUS, serve para vinculação dos procedimentos executados na rede de assistência do Sistema Único de Saúde ao usuário deste cartão. Depois de muitos anos de sua implantação, dúvidas ainda permanecem, onde fazer, como fazer, quais os documentos necessários, quem pode realizar o cadastramento online via Cadweb, qual sua função, são algumas delas. Como já mencionei em outro texto sobre o cartão SUS, ele deveria agilizar a vida do cidadão, deveria.
O intuito principal do projeto era criar uma rede nacional informatizada para acompanhar as informações da saúde dos usuários: quando e onde eles foram atendidos, exames solicitados, também seria possível marcar consultas, retirar medicamentos nas farmácias básicas, marcar exames, gerar dados para gestores tomarem decisões em suas instituições, e outros benefícios para o usuário do Sistema Único de Saúde.
Tudo muito bonito, mas o serviço começa a cair no descrédito, e deve piorar se medidas para sua real efetivação não forem tomadas urgentemente, a ideia tinha tudo para dar certo, eu também acreditei. Mais de 10 anos para começar a ter algum resultado mais contundente, para um país que tem problemas sérios na área da saúde é muito, muito tempo. Ainda estamos em fase de cadastramento, consultas básicas, poucas informações, e muitas delas não confirmadas, e o pior de tudo, muitas vezes a exigência do cartão tem se tornado para o paciente, mais um entrave do que uma solução, nestes casos, e os benefícios ainda são poucos devido a lentidão de sua implantação.
Desinteresse político, por não ser a atual gestão criadora do programa, pode ser um dos motivos do pouco progresso observado nos últimos anos, mas, comunicação inadequada, longas distâncias que separam muitas cidades dos grandes centros, além de outras dificuldades colaboram ainda mais para diminuir a velocidade de implantação do programa.
O local para fazer o cadastramento e posteriormente receber o cartão ainda deixa dúvidas na população, podendo variar de uma região para outra, problema proveniente da descentralização sem repasse de informação para a população, mas na maioria dos casos ocorre nas secretarias municipais de saúde. Pode obter o Cartão SUS, também nas Unidades Básicas de Saúde UBS, levando documentos como RG, CPF e PIS/PASEP, além de comprovante de endereço. No estado de São Paulo – SP, por exemplo, este cadastro foi feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, mas nem todas as famílias foram visitadas, estas pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de seu município. O cartão se resume, hoje, praticamente a um cadastro de números de pacientes no país.
O CadWeb, tem por finalidade o cadastramento via internet dos usuários de saúde do SUS, o serviço online é oferecido para gestores dos serviços de saúde para que possam cadastrar a população atendida nesta instituição, mediante senha, poderá acessar a página para logar no sistema, outro problema do cartão SUS, dificuldade de acesso às informações pelo próprio usuários.
Ainda é possível fazer o cartão SUS funcionar plenamente, basta munir instituições de saúde com equipamentos necessários para este fim, fortalecer a comunicação entre as esferas federais, estaduais e municipais, disponibilizando treinamentos que levem gestores e profissionais de saúde até a essência das propostas e não fiquem só no campo das ideias básicas, superficiais. Já é momento para evoluirmos, aliás, está passando da hora.