Ao capacitar a equipe de colaboradores a empresa certamente ganhará tempo, diminuirá acidentes e conquistará lucros.
Uma das maneiras mais simples de promover melhorias no serviço hospitalar, laboratorial, ou mesmo em uma loja de qualquer natureza, é capacitar, criar autoconfiança nos executores das tarefas renderá frutos, clientes certamente irão perceber as mudanças, e as pessoas prestadoras de serviço irão sentir-se melhor.
Proporcionar conhecimento, organizacional, técnico-científico, motivacional, agregará valor ao trabalho desenvolvido e criará um vínculo com o local de trabalho.
Somente por meio de capacitação será possível melhorar as rotinas de trabalho, aparar arestas que impedem que a tarefa seja mais rápida, ágil e precisa. O resultado, não tenha dúvida, será visível, pois o produto final, seja ele, um curativo bem feito, um exame rápido e correto, um cadastro contendo dados importantes não causando cansaço no cliente, por fim, pessoas satisfeitas.
Preparar o pessoal para enfrentar situações incomuns, deixando-as prontas para que nestes momentos possam contornar de forma amena e sensata todas as adversidades, para isso é importante, além de treinar, oferecer espaço para que o profissional possa criar, mudar, inovar ou simplesmente sugerir alternativa plausíveis em função do que esteja ocorrendo.
Capacitar também é dar autonomia, proporcionando condições aos colaboradores de agirem com liberdade, sabendo que não irão estar em desacordo com o que fora proposto. Não deixe de diversificar, talvez mudar um método de trabalho, ou mesmo mudar a função exercida possa ser a solução para encontrar o caminho certo, para isso é necessário estar preparado, capacitado, para novas experiências, as oportunidades surgem e vão embora na mesma velocidade.
Conhecimento melhora a prática, agiliza processos de trabalho, reduz rotinas, a conseqüência é mais tempo para outras tarefas, ou para um descanso.
Vale lembrar também que, capacitação é prevenção, grande parte dos acidentes de trabalho são eliminados, resultado de uma diminuição no estresse que normalmente ronda o campo de trabalho, diminui tendências a atos inseguros.
Quem é atendido por pessoas treinadas, se sente seguro e se torna muito mais acessível, aberto ao diálogo.
Na era do conhecimento quem faz a diferença são as pessoas, aquelas que tenham atitude.