Botox ® é o nome comercial de uma toxina botulínica, substância causadora do botulismo, doença que causa paralisação dos músculos. Quando aplicada em pequenas doses, a doença não se instala, mas ocorre uma paralisação dos músculos causadores de rugas, evitando a contração muscular e “alisando” a pele. Existem 07 subtipos desta neurotoxina (A até G), a mais usada pela indústria é a “A”. A aplicação é feita em clínicas de estética.
Sua utilização: tratamento de estrabismo, algumas aplicações na prática neurologia, cirurgia plástica e por fim no tratamento de transpiração exagerada, a hiperhidrose.
Atualização: Atualmente usado também para enxaqueca.
Além do BOTOX, fabricado nos E.U.A tem também o DISPORT que é fabricado na Inglaterra.
Usado para abrandar o “olhar zangado” na musculatura da testa e ao redor dos olhos ou para atenuar as famosas rugas pé de galinha.
Em poucos minutos o médico cirurgião injeta pequena porção do botox no músculo a ser tratado, o paciente relata dor leve, da aplicação. O resultado ocorre dentro de dois a três dias, e por completo após o décimo dia.
A duração do efeito alcançado é de três a quatro meses, sendo que depende muito de cada organismo, em algumas pessoas permanece mais tempo em outras um pouco menos.
Reaplicações podem ser feitas, com especial atenção para não ocorrer exageros, com aplicações muito próximas umas das outras, na mesma área, causando concentração exagerada do produto, ou ainda aplicações de doses altas, podendo acarretar transtornos à pele e principalmente áreas adjacentes, na garganta, por exemplo, pode acontecer dificuldade de deglutição, e nos olhos perdas de movimentos do globo ocular.
Outra aplicação útil do produto, além das estéticas, é em casos de pessoas que sofrem de excesso de suor, aplica-se nestes locais para redução da secreção das glândulas sudoríparas, nas palmas das mãos, axilas e pés.
É importante observar os efeitos colaterais como alergia, fraqueza muscular ou paralisia dos músculos próximos, dores de cabeça, visão dupla e dificuldade de engolir, que sejam relatados ao médico que realizou o procedimento.
Atualização 20.02.08: Botox passa atualmente por processo de investigação de avaliação dos efeitos por ele produzido nas células adjacentes ao local onde foi aplicado.