A Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com o governo chinês e ONGs lançará uma campanha com valores estimados em 50 milhões de dólares, para conter a disseminação do vírus HIV através da prevenção, na China.
O fundo será administrado por uma equipe da fundação de Pequim. As ações serão dirigidas aos programas que trabalham com prevenção em grupos de risco, incentivo à realização do exame de HIV, suporte a portadores do vírus da AIDS e redução do estigma relacionado à doença.
Dos 50 milhões de dólares, 20 milhões vão ser aplicados pelo próprio ministério da saúde e os outros 30 milhões serão dirigidos a diversas ONG em programas locais, nacionais e internacionais.
A medida é salutar, apenas discordo do local de aplicação dos valores, entenderia se fosse na área de pesquisa, como prevenção, diagnóstico e redução do estigma sobre a doença, por eleição de prioridades, os países da África teriam que ser escolhidos. Mesmo imaginando que esta boa ação tenha algum caráter mercadológico, a iniciativa é digna de aplauso.