O novo BiliChek é um sistema de medição não-invasivo, o exame transcutâneo de bilirrubina serve para avaliar o risco de hiperbilirrubinemia em recém-nascidos, fornece de maneira rápida e fácil de medir os níveis séricos de bilirrubina total. O exame laboratotial utilizado para determinação da bilirrubina é um teste invasivo e o resultado geralmente demora algumas horas para ser liberado.
Usando luz em vez de uma agulha, BiliChek mede os níveis de bilirrubina no recém-nascido, no próprio leito, na UTI, ou mesmo no consultório do pediatra, usa bateria de lítio recarregável de longa duração.
A coloração amarelada da pele conhecida como icterícia, hiperbilirrubinemia é causada por um acúmulo de bilirrubina, um produto químico amarelo, pigmento liberado depois da destruição dos glóbulos vermelhos.
Clinicamente comprovada, BiliChek elimina os custos e o tempo associados a coleta de sangue nos serviços de laboratório, os riscos de infecção são menores, menos trauma, sem dor, principalmente porque a coleta de sangue de RN recém-nascidos é muitas vezes difícil.