Recentemente vários sites noticiaram sobre o berço antirregurgitação criado pelo departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas, na Bélgica, trata-se de um tipo de berço que evita a regurgitação, problema estomacal que afeta um entre cada cinco bebês e pode causar irritação no esôfago. Eu observei que meu filho estava apresentando indícios do problema, sabendo deste berço criei um com algumas adaptações realizadas por mim no berço tradicional.
O berço desenvolvido pela equipe do hospital de bruxelas faz com que a criança durma em um ângulo de 40 ou 50 graus de barriga para cima, a minha adaptação não deixou o berço neste ângulo, ficou a aproximadamente 30 graus, e quanto a posição de barriga para cima é também indicada pela pastoral da criança.
A mãe do Nicolas, um bebê que teve refluxo, aponta o que acontece na prática, quando o problema começa a aparecer. Regurgitação acontece quando o estômago do bebê está cheio, devido a isso certa quantidade de líquidos estomacais fluem, sobem ao esôfago. A inclinação proporcionada pelo berço antirregurgitação da equipe do HUB é ideal para evitar que isso aconteça.
As minhas observações, depois de ter implementado uma solução alternativa a aquela da empresa Multicare, responsável pela fabricação do berço do estudo apontado anteriormente, foi uma sensível melhora com diminuição das regurgitações. Basicamente retirei os dois pinos da “parte dos pés” do berço e coloquei na regulagem mais baixa que existia, do outro lado onde fica a cabeça do bebê retirei os pinos e levantei o suporte do colchão para a regulagem mais alta, além disso, coloquei na parte que ficou mais alta uma almofada fina para levantar um pouco mais. Outra solução poderia ser colocar calços nos dois pés do berço na parte da cabeçeira.
O refluxo pode ser normal ou não patológico, onde a criança regurgita de vez em quando depois de alguma mamada e isso não irá influenciar no seu desenvolvimento normal, continua ganhando peso, já no patológico outros sintomas podem ser observados como desaceleração do ganho de peso, problemas respiratórios o conhecido chiado no peito, criança chora muito, apresenta otite. Sempre é necessário procurar um pediatra para que ele faça avaliações mais minuciosas.
Outra solução que encontrei foi uma almofada anti refluxo, ou rampa que é vendida em sites que comercializam produtos para bebês.